Trem do Frevo é marcada pelo sucesso no Cabo de Santo Agostinho

Trem do Frevo é marcada pelo sucesso

Foliões de Pernambuco e de vários outros estados participaram ontem (15/02) da primeira viagem do Trem do Frevo entre o Recife e o Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa marcou o início de mais uma atração que promete ser um sucesso nos próximos anos, a exemplo do Trem do forró, nas festas juninas. O Trem do Frevo, que é fruto de uma parceria entre Prefeitura do Cabo e a iniciativa privada, foi recepcionado pelo boneco do carnavalesco e presidente perpétuo do Galo da Madrugada, Enéas Freire.

trem-do-frevo11
Às 15h, centenas de pessoas já estavam reunidas no Marco Zero, no Recife, aguardando a partida do trem. Enquanto a hora não chegava, os passageiros acompanharam o desfile do bloco Os Cabeções e de um grupo integrante do Galo da Madrugada. Autoridades municipais do Cabo, a exemplo do prefeito Lula Cabral, vereadores e secretários, embarcaram na viagem. O Rei e a Rainha do carnaval do Cabo de Santo Agostinho também marcaram presença.

trem-do-frevo2
Para o prefeito Lula Cabral, o Trem do Frevo veio para enriquecer o calendário festivo do município. “Eu não tenho dúvida de que essa atração será um sucesso a exemplo do trem do forró. O Trem do Frevo vai ficar na programação do Carnaval de Pernambuco e na do Carnaval do Cabo de Santo Agostinho”, disse ele.

trem-do-frevo3

Às 16h30 o apito do trem anunciou a partida, convidando todos para a animada viagem. A locomotiva seguiu puxando cinco vagões, um adaptado com banheiros e os outros quatro exclusivos para o folia com uma orquestra em cada um deles. Em todos os vagões a alegria era uma só. Crianças, adultos, jovens e idosos dançaram e cantaram as músicas de artistas como Capiba, Alceu Valença e outros grandes nomes da cultura nordestina. Enquanto isso, o trem seguia o seu destino deslizando sobre os trilhos a uma velocidade de apenas 30 km por hora.

Para o secretário Executivo de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa, a novidade deve voltar com força nos próximos anos. “Já temos o Trem do Forró e agora, com a inovação do Trem do Frevo, eu acredito que tem tudo pra dar certo pela alegria e pela quantidade de pessoas que participaram”, avaliou. Já a artesã Vera Lúcia Henrique veio da Bahia e ficou encantada. “Viajar no Trem do Frevo é uma experiência maravilhosa. Muito organizado, bonito e divertido. Adorei!”, elogiou.

Depois de duas horas de viagem e um percurso de 35 km, os fogos anunciaram a chegada do Trem no Centro do Cabo. Os passageiros foram recepcionados na cidade com apresentação de outras orquestras de frevo, passistas e pelo novo boneco gigante do presidente de Enéas Freire, falecido em 2008. Em seguida, os foliões foram conduzidos ao Pátio de Eventos Mercadão, onde a animação continuou com apresentações culturais e muito frevo no palco.

Para que a viagem ocorresse com tranqüilidade, 130 profissionais entre mecânicos, maquinistas, seguranças, enfermeiros, equipe de limpeza e outros trabalham durante toda a viagem.. Uma equipe da Secretaria de Saúde do Cabo distribuiu preservativos e panfletos educativos. Médicos e enfermeiros montaram uma enfermaria dentro do trem e outra no pátio de eventos Mercadão. A Guarda Municipal também esteve presente com um efetivo de 15 homens e o apoio de duas viaturas. A Polícia Militar deu suporte com duas viaturas, um posto móvel e 30 homens. Nenhum incidente foi registrado.

Texto: Chárleston Noronha – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: