Novo estaleiro sera implantado em Suape no próximo ano

Novo estaleiro sera implantado em Suape no próximo ano

Pernambuco vai receber uma fábrica de sondas para perfuração de poços de petróleo em alto mar e mais um novo estaleiro, antes mesmo do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) entregar seu primeiro navio. Em visita aos Estados Unidos, o governador Eduardo Campos assinou hoje um protocolo de intenções com o consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Alusa para a construção de um segundo estaleiro no Porto de Suape.

O documento estabelece a cessão de uma área de 75 hectares na Ilha de Tatuoca (mesma localização do Atlântico Sul) para a instalação do empreendimento. O Governo Estadual também ficará responsável pela construção do acesso rodoviário, a dragagem do canal de acesso e a concessão de incentivos fiscais através do Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada (Prodinpe).

Pernambuco ganhou a concorrência para os estados da Bahia e de Santa Catarina, depois de seis meses de disputa. O estaleiro deverá receber investimentos da ordem de US$ 350 milhões (cerca de R$ 770 milhões). Além da Galvão e da Alusa, proprietárias do empreendimento, outras empresas serão parceiras na iniciativa. As coreanas Komac e Samgdong ficarão responsáveis pelo projeto e pelo gerenciamento da construção, respectivamente. Já a holandesa SBM Off Shore NV é líder mundial no segmento de fabricação de sondas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, que também esteve em Houston, Texas, os incentivos serão semelhantes ao do Estaleiro Atlântico Sul. Em nota divulgada pela assessoria do governo, o governador diz que “trata-se de um projeto de muito potencial para impactar economia pelo volume dos investimentos e pelo número de empregos gerados”.

As construções das fábricas estão marcadas para começar no início do ano que vem e devem durar entre 12 e 15 meses. Ainda segundo o governo, a expectativa é que cerca de 1000 trabalhadores sejam empregados na fase das obras civis e outros 2500 quando o novo estaleiro entrar em operação. Uma parceria deverá ser montado com a empresa para cursos de qualificação para dois mil pernambucanos.

barco-supply-boatbarco-supply-boat-2
Embarcações – No novo estaleiro serão produzidos navios do tipo “supply boats” (barcos de suprimento), responsáveis pelo transporte de comida, água e peças para as plataformas instaladas em alto mar. O tamanho dessas embarcações chega a 150 metros, enquanto a capacidade de transporte varia entre 3.500 e 40 mil toneladas. Já as perfuratrizes serão utilizadas na prospecção de petróleo e são capazes de avançar 12 km em direção ao fundo do mar.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Comments
One Response to “Novo estaleiro sera implantado em Suape no próximo ano”
  1. Elmar disse:

    Engraçado tantas fabricas estão se instalando na região de cabo e ipojuca,e esses dois municipios não crescem de jeito nenhum,sempre que esse aspecto de cidade pobre e sem nenhum investimento para os moradores,sem grandes avenidas sem iluminação e sem nada de interessante pra se ver…Por onde anda os nossos prefeitos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: