Policiais passam fome em sua formação

ISTO É UMA VERGONHA

E ai Governador o que comentar sobre este fato lastimavel será que o vossa excelência quer que eles já comece Roubando para poder sobreviver a este treinamento

Alunos da PM desmaiam de fome
Familiares denunciam que praças não receberam bolsa e não têm dinheiro para bancar alimentação

Nossos policias estão comendo vento sobre sol a pique

Como diz o velho ditado, “saco vazio não fica de pé”. Esgotados durante o treinamento e sem dinheiro para comprar comida, dezenas de jovens recém-aprovados no concurso da PM estão passando fome e desmaiando durante os forçados exercícios para o ingresso na corporação. A denúncia foi feita pelos pais dos alunos por meio da Associação de Cabos e Soldados. O curso está acontecendo no Campus de Ensino Metropolitano I (Cemet I), antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Pernambuco (Cefap). As turmas são divididas em dois turnos, um pela manhã e outro à tarde, no total de quatro horas de exercícios puxados. A PM não fornece nenhum tipo de alimento durante as sessões. O problema é que os alunos ainda não receberam a bolsa, no valor de R$ 1.050,00, referente ao salário inicial de um soldado sem as gratificações. O curso foi iniciado no dia 1º de abril e nem todos, principalmente aqueles que vieram de cidades do interior, têm dinheiro para bancar alimentação e deslocamento.

De acordocom o presidente da Associação, Renilson Bezerra, o fato foi comprovado. “Recebemos muitas denúncias de familiares dos novos soldados de que eles não estão aguentando as condições dos exercícios porque estão sem comer direito. Esse problema, sobretudo, atinge as pessoas do interior que não têm familiares no Grande Recife”, falou Bezerra. Ainda segundo ele, o fato está acontecendo porque nos dois primeiros meses, geralmente, os alunos não recebem o pagamento das bolsas. “A situação só é normalizada a partir do terceiro mês quando eles começam a receber o pagamento”, completou o presidente, afirmando que irá solicitar uma reunião com o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, para tentar resolver o problema.

Segundo um soldado de 21 anos que acabou o curso de formação no ano passado, os alunos que vêm do interior são os mais prejudicados. “As atividades são muito pesadas e os alunos passam os dois primeiros meses sem receber um centavo. Tudo tem que ser pago pelos alunos. Até as fardas que usamos no curso.Muitos chegam ao treinamento cansados porque vêm andando por não ter dinheiro para a passagem. Imagine para comprar a alimentação?”, indagou o soldado que hoje faz parte do policiamento ostensivo nas ruas do Recife.

Corriqueiro – O treinamento no Cemet I dura aproximadamente quatro ou cinco meses. A última turma (3.100 alunos) foi iniciada no dia 1º depois da aula inaugural feita pela cúpula de segurança do estado. O comandante do Campus de Ensino Metropolitano I (Cemet I), tenente-coronel Geovane Teotônio de Melo, afirmou que o problema dos desmaios é corriqueiro “devido à mudança de hábitos físicos e de rusticidade”. Após reconhecer que os alunos estão passando por essa situação, o comandante afirmou que o “soldo”, bolsa do curso, será pago a partir do próximo mês. Melo disse ainda que todos os alunos que passam mal recebem os primeiros socorros de imediato e caso haja necessidade de atendimento hospitalar, os jovens são encaminhados para o Centro Médico Hospitalar da PMPE.

A corporação informou ainda queo curso é realizado em meio período “não sendo de responsabilidade do Cemet I o fornecimento de refeições, cabendo ao aluno prover sua alimentação”. Quanto à questão do pagamento da bolsa, a PM garantiu que a mesma será paga aos participantes no mês de maio em função da regularização da matrícula dos mesmos como servidores ativos do estado. (Wagner Oliveira)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: