Escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos, está prestes a desabar

Escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos, está prestes a desabar

Quem mora na Rua 18, em Ponte dos Carvalhos, município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, deveria contar com uma escadaria para ter acesso às partes baixa e alta da comunidade. Mas a única escadaria que existe corre o risco de desabar e vários degraus estão faltando.

escadariaescadaria2

Os moradores enfrentam ainda a falta de saneamento. O esgoto ajuda a aumentar os buracos nas ruas. Quem mora no local, diz que buraco e lama fazem parte da rotina. Para complicar ainda mais, o esgoto cai das canaletas diretamente na rua.

Na esquina com a Rua 17, um canal toma a maior parte do lugar. A auxiliar de cozinha Solange Maria da Silva está revoltada com a situação dela e de todos os moradores do local. “Eu me sinto desprezada porque o prefeito não liga, minha casa já foi atingida várias vezes por esse canal”, diz. “A escadaria é uma vergonha, os meninos caem quando vão ao colégio”.

A escadaria que ela fala fica fim da rua. Uma subida bem inclinada de quase 60 degraus. Muitos estão quebrados há quase seis anos e fazem da escalada uma mistura de sacrifício e aventura. Alunos de uma escola que fica lá em cima descem quase se arrastando para não cair.

E o que dizer dos mais velhos? O aposentado Moisés Bezerra, que mora na comunidade há 20 anos, protesta contra a situação enfrentada por todos da rua. “Já tiraram tantas fotos aqui que dava para construir um viaduto, que dirá uma escadaria”, diz.

O desempregado Ronaldo José dos Santos confirma que pessoas da prefeitura fizeram mesmo as fotos e prometeram resolver o problema. “O que foi gastado com gente batendo foto aqui dava para construir umas três escadas dessas”, afirma.

A dona de casa Maria de Jesus diz que, para as mulheres, subir e descer a escadaria é ainda pior. “As mulheres sobem com crianças nos braços, já vi muitas delas caindo por aqui”, conta.

No alto, antes de chegar à escadaria, ainda havia um cano estourado. De acordo com os moradores, há muito tempo está assim. A escadaria dá medo vista de cima, por causa da inclinação que é preciso enfrentar. Com os degraus quebrados, o perigo é bem maior.

Depois de tirar tantas fotos, a Prefeitura ainda tem dúvida sobre o problema e vai mandar uma equipe até o local ver a escadaria. Sobre o canal, o secretário das Gerências Regionais, Raimundo Souza, informou que uma limpeza está sendo feita perto da Rua 4, e que vai ajudar quem mora lá na Rua 18.

Com relação ao cano estourado no meio da escadaria, a Compesa disse que vai mandar fazer o conserto nesta tarde. A Companhia também informou que os moradores podem pedir um estudo para ver a possibilidade de fazer uma rede de esgoto na comunidade. É preciso entregar um ofício no escritório da Compesa, na Rua Pedro Celso Uchoa, 56, centro do Cabo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: