Lar de Clara está sem dinheiro para a merenda e a educação das crianças

Lar de Clara está sem dinheiro para a merenda e a educação das crianças

Convênio com a prefeitura do Cabo, que destinaria R$ 90 mil para a entidade, não foi renovado e o espaço teve que reduzir o atendimento das crianças pela metade; saiba como ajudar

imag0901imag0842

Um lugar construído por voluntários para ajudar as crianças dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, está precisando de ajuda. O Lar de Clara não tem recursos para manter a educação e a alimentação das crianças.

O corredor já foi agitado. As salas de aula eram cheias de crianças. O silêncio e o vazio formam um triste retrato do Lar de Clara, construído por voluntários para dar creche e escola dignas ás crianças pobres de Jaboatão e do Cabo.

imag0829imag0849

Um convênio com a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho não foi renovado, o que fez com o que o Lar de Clara reduzisse a metade da capacidade de atendimento das crianças. Elas estão sem aulas desde fevereiro, como Eduardo, de dois anos.

A mãe do menino, a auxiliar de limpeza Maria José da Silva, lamenta. “A gente lamenta, pelos meus filhos e por outras criancinhas mais, que necessitam dessa escolinha”, diz.

“É um prejuízo social muito grande, essas crianças deixam de estar na escola para estar em casa, sem se alimentar corretamente”, diz a diretora do espaço, Sílvia Marques. “A gente perdeu parceiros importantes nessa conjuntura, o que inviabilizou o atendimento dos menorezinhos”.

Há dois anos, os voluntários transformaram um velho galpão abandonado em um reduto da esperança. No Lar de Clara, as crianças estudam, recebem cinco refeições por dia, contam com atendimento médico. O lar de clara é o lar de cem crianças, que adoram este lugar.

O Lar de Clara é um bom exemplo de como a sociedade civil organizada pode se mobilizar para resolver um problema social e não ficar de braços cruzados à espera do poder público. Mas a parceria precisa funcionar nos dois sentidos: o poder público também tem que fazer a sua parte para que a instituição modelo possa funcionar. E este é o compromisso que não está sendo cumprido.

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho não renovou o convênio que repassaria R$ 90 mil nos próximos seis meses. O secretário de Governo Josadac Miguel dos Santos explica que o programa de ajuda às creches foi extinto e substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que só destina recursos para a construção de novas creches e não apoia as que já existem.

“Se dependesse da gente, teríamos esse projeto com essa entidade que é séria, que nós já acompanhamos”, afirma o secretário. “O projeto deveria voltar, para que não só o Cabo, mas vários municípios apoiassem e tivessem o crescimento que ele ajuda a proporcionar”.

A Visita dos Vereadores ao Lar de Clara de nada adiantou

imag0836imag0879

Veja á materia:

Visita de Vereadores ao Lar de Clara

Para quem conseguiu o que parecia impossível, construir um lar para centenas de crianças, o desafio continua: é preciso mais uma vez, mobilizar a sociedade pra socorrer as pequenas vítimas da desigualdade de da lentidão do poder público. “Há projetos de patrocínio de crianças, doação de serviços e materiais, tudo é importante, essa união de esforços é que faz com que o resultado seja tão positivo”, lembra a diretora Sílvia Marques.

Quem desejar contribuir pode entrar em contato pelo telefone (81) 3479-4081 ou e-mail falelar@lardeclara-pe.org.br. Quem quiser, também pode fazer um depósito em dinheiro, pela agência 2988-2 do Banco do Brasil. O número da conta corrente é o 18784-4. O Lar de Clara conta com a ajuda de todos.

Comments
3 Responses to “Lar de Clara está sem dinheiro para a merenda e a educação das crianças”
  1. maria fabiana disse:

    boa tarde

    meu nome é fabiana venho por meio deste e mail demonstrar meu interesse em realizar um evento para angariar fundos para esta entidade, o nosso curso tera o encerramento em agosto e teremos que realizar um evento , pensando nisso e sabendo das dificuldades que voçês estão passamdo venho por meio deste saber se voçês se interessariam em receber este tipo de ajuda , gostaria de marcar com alguem responsavel por esta entidade uma vizita para expormos melhor nosso projeto que contara com o apoio do Senac e outros parceiro
    já agradecento sua atenção
    alunos do curso de organização de eventos do Senac

  2. Glória Oliver disse:

    Fabiana,

    Agradecemos seu interesse em apoiar nossas crianças. Peço contactar comigo no e-mail informado para conversarmos melhor.

    Obrigada,

    Glória
    gloriaoliver.lardeclara@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: