Pernambuco e os Estados Unidos renovaram parceria que promove qualificação profissional de jovens

Pernambuco e os Estados Unidos renovaram parceria que promove qualificação profissional de jovens

Emprego

Pernambuco e os Estados Unidos renovaram parceria que promove qualificação profissional de jovens. O governador Eduardo Campos e o Embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, assinaram a segunda etapa do programa Enter Jovem – Empregabilidade, Tecnologia e Inglês, nesta sexta-feira (03/07), no Palácio do Campo das Princesas. Serão investidos R$ 2 milhões, sendo 50% do Estado e 50% dos americanos em articulação com empresas patrocinadoras. Serão beneficiados 1.500 jovens de 20 escolas públicas.

Eduardo Campos lembrou que “esse programa se soma a um grande esforço de resgate da educação pública de qualidade que estamos fazendo, com todas as ferramentas de gestão que é possível utilizar. Essa é uma obra que salva vidas e gera compromissos com a cidadania”, disse, referindo-se aos jovens beneficiados pela edição do programa em 2008, que atingiu dois mil jovens. Cerca de 40% dos participantes foram inseridos no mercado de trabalho.

“Esse não é o final da parceria. É apenas o começo de uma nova fase, com a visão de capacitar, de preparar jovens para o mercado de trabalho”, disse Clifford Sobel. Ele aproveitou para homenagear o secretário de Emprego e Juventude, Pedro Mendes, com uma “medalha especial para pessoas que constroem pontes entre nossos países”, explicou o embaixador. O jovem Tiago Emanuel Farias, 19 anos, que se participou do projeto em 2008 e atualmente trabalha como atendente de Call Center, também recebeu uma medalha de Sobel.

Pedro Mendes ressaltou a força dos jovens e como eles agarram as chances que surgem para sua qualificação. “Basta que a gente concentre esforços para que a juventude pernambucana tenha mais oportunidades de crescer”, disse Mendes.

O Enter Jovem é um programa de empregabilidade com o objetivo de capacitar e inserir, no mercado de trabalho, jovens em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 16 a 24 anos. São cursos de capacitação de 240 horas, integrando temas como: empregabilidade, informática, e liderança. A ação é implementada pelo Instituto Americano de Pesquisa (AIR) e pelo Instituto Empreender. Desde o início do projeto em 2004, foram capacitados quatro mil estudantes em Pernambuco e três mil na Bahia.

Dentre os patrocinadores, apóiam a iniciativa a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a Fundação Motorola e a IBM.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: