Construção de usina de tratamento de lixo na mata de Uchoa causa polêmica

Construção de usina de tratamento de lixo na mata de Uchoa causa polêmica

Comunidade diz que a usina trará prejuízos ao meio ambiente; consórcio responsável pelo projeto alega o lixo será tratado e não haverá poluição

O projeto prevê outra unidade, no Cabo de Santo Agostinho

Da Redação do pe360graus.com

O projeto da usina de tratamento de lixo do Recife, que será instalada na mata do Engenho Uchoa, às margens da rodovia federal BR-101, tem provocado protestos dos moradores da comunidade, que dizem que a usina trará prejuízos ao meio ambiente. O consórcio responsável pelo projeto alega que todo o lixo será tratado e não haverá poluição.

A nova tecnologia será explorada por meio de concessão. O Consórcio Recife Energia, vencedor da licitação da prefeitura, vai explorar o lixo produzido na cidade do Recife durante 20 anos.

Usina de lixo

A prefeitura pagará por cada tonelada que será tratada. “É um preço abaixo do mercado. Atualmente o preço seria R$ 28,90, esse valor é estipulado em contrato e é reajustado anualmente. O lucro da empresa é proveniente da venda de vapor e energia elétrica. Em termo de números, apenas 15% do faturamento da empresa é proveniente de pagamentos vindos da prefeitura”, disse o presidente do Consórcio Recife Energia Ronaldo Gaspar (foto 4).

O projeto prevê outra unidade, no Cabo de Santo Agostinho onde os resíduos que sobrarem da reciclagem serão queimados em um incinerador. Lá ficarão as duas caldeiras que vão queimar a sobra do lixo triturado que funciona como combustível para produzir energia elétrica a 1.100 graus de temperatura. De acordo com a empresa, os gases serão tratados.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que todo o tratamento do lixo será feito em galpões cobertos onde 720 catadores poderão separar o material reciclável. O lixo orgânico irá para a compostagem, para virar adubo. A cinza, que sobrará da queima dos resíduos, representa 5% do total do lixo e deverá aterrada.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental. As obras devem durar dois anos. A usina de tratamento de lixo e de geração de energia deve funcionar a partir do final de 2011. Os investimentos bancados pela iniciativa privada devem chegar a R$ 250 milhões em dois anos.

POLÊMICA

Apesar de os responsáveis pelo projeto afirmarem que ele é seguro, a vizinhança são contrários a construção da usina de tratamento do lixo no local. Os moradores do Engenho Uchoa organizaram um movimento em defesa do pedaço de 192 hectares da mata atlântica, que fica ao lado da usina. Eles se queixam que a prefeitura não ouviu os moradores sobre o projeto.

presidente do conselho de moradores, Valdyr Pequeno “A gente tem aproximadamente dez comunidades que não aceitam esse tipo de lixo que vem para mata de Uchoa. Isso é o pulmão da comunidade, onde a gente tem a ventilação, e isso vai prejudicar muito a comunidade”, disse o presidente do conselho de moradores, Valdyr Pequeno

Associação Pernambucana de Defesa da Natureza, Bertrand Alencar Os ambientalistas também criticam a queima do lixo. “A incineração vai contra a tudo que está sendo discutido no mundo todo sobre preservação ambiental. Porque a incineração além de aumentar o aquecimento global e contribuir com as mudanças climáticas, também está queimando um recurso valioso que ajuda milhares de pessoas no Brasil. A localização é o que seria a coisa mais grave, porque está sendo proposto para ser colocado na mata de Uchoa, o último recurso que nós temos de mata atlântica dentro da cidade do Recife”, disse o representante da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza, Bertrand Alencar .

Já o assessor técnico do Consórcio Recife Energia, Joacir Lameu (foto 7), defendeu. “Ela vai tratar todos os seus influentes líquidos, sólidos e gasosos em ambiente fechado, e todo o ar ambiente que por acaso o lixo possa produzir, vai ser tratado termicamente, então não existiria nenhuma contaminação para o ambiente externo da fábrica. Para os moradores eles só vão ver que tem um caminhão entrando, que esse caminhão vai deixar o lixo e que esse lixo vai desaparecer”, disse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: