Missa do Vaqueiro une Fé e Tradição em Serrita

Missa do Vaqueiro une Fé e Tradição em Serrita

Em 2009, a Missa do Vaqueiro chega à sua 39ª edição, sendo considerado um dos maiores eventos da região e o único com projeção internacional, de acordo com dados da prefeitura municipal de Serrita. A Missa do Vaqueiro é promovida pela Fundação Padre João Câncio, em parceria com a prefeitura municipal de Serrita e a Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco – Apega.

Missa do Vaqueiro 2
O Governo do Estado, a partir da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), patrocina o evento, que acontece durante cinco dias, de quarta-feira (22) a domingo (26). Agregando o sagrado e o profano, a Missa acontece no domingo e tem início com o desfile de mil vaqueiros da região, que saem em procissão nos seus cavalos, levando oferendas ao altar, local do grande encontro.

Todos os anos, a cidade recebe em média 50 mil pessoas para a tradicional celebração, entre religiosos, vaqueiros e suas famílias, cineastas, turistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Assim, há um impulso na economia local, gerando renda para os artesãos da região articulados pela Comunidade Artesã de Serrita. Segundo Helena Câncio – presidente da Fundação Padre Câncio – com o grande fluxo de pessoas circulando pela cidade, os artesãos aproveitam a época para comercializar seus produtos confeccionados a partir do couro, material da indumentária típica do vaqueiro.

Missa do Vaqueiro
Durante esse período, o público confere, sempre a partir das 21h, atrações musicais da região (como aboiadores e trios pé-de-serra), shows de grandes artistas, como Santana, o Cantador, Josildo Sá e Elba Ramalho, pega do boi e celebração da tradicional Missa, que encerra a programação, na manhã do domingo. A ação integra ainda a Rota do Vaqueiro, iniciativa da Secretaria de Turismo/Empetur e percorre três espaços, da estrada, na PE 507 ao Parque João Câncio, no Sítio Lajes, passando pela Vila Ipueira.

Além dos espetáculos, o evento apresenta palestras, com início previsto para as 19h, em tenda-móvel montada no Parque Lajes, e projetadas em telão. Na sexta-feira (24/07), a discussão versará sobre Tradições Nordestinas e, no sábado (25/07), o debate tem como tema O Papel do Vaqueiro na Colonização dos Sertões do Nordeste.

A programação tem início na quinta-feira (23/07), com aula-espetáculo de Ariano Suassuna. De acordo com o Diretor de Políticas Culturais da Fundarpe, Carlos Carvalho, Ariano Suassuna traz a aula-espetáculo A cadência, o Castelo e a Cantoria, com as participações de Isaar França, Ednaldo Cosmo, Oliveira de Panelas (violeiro) e Antônio Madureira, o Zoca. A aula-espetáculo é a mesma que o escritor e secretário especial de cultura apresenta no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2009.

HISTÓRICO – Tudo começou com um personagem mítico dos sertões. Reza a lenda que Raimundo Jacó era um excelente vaqueiro. Quando aboiava, seu canto atraía o gado. Era capaz de adivinhar onde dormia e comia cada cabeça de gado sob sua responsabilidade. Tal feito despertava muita inveja nos demais companheiros e, numa noite, em 1954, ao sair à captura de uma rês que havia fugido da fazenda de seu patrão, foi traiçoeiramente assassinado. A história diz ainda que seu cachorro, companheiro fiel, velou o corpo dia e noite, até morrer de fome e sede. O enterro foi seguido por toda a gente das redondezas.

O caso de Raimundo Jacó virou mito, correu pelas terras e foi cantado nos versos de Luiz Gonzaga: “Numa tarde bem tristonha/Gado muge sem parar/Lamentando seu vaqueiro/Que não vem mais aboiar. Sacudido numa cova/Desprezado do Senhor/Só lembrado do cachorro/Que inda chora sua dor/É demais tanta dor”…

Foi o próprio Rei do Baião também quem decidiu fazer da história de Raimundo Jacó uma celebração do ofício do vaqueiro – caracterizado pela coragem de se embrenhar pela catinga, em busca do gado, muitas vezes arredio – e, em 1970, apoiou o Padre João Câncio na primeira Missa do Vaqueiro, celebrada no Sítio Lajes, em Serrita, no alto Sertão do Araripe, a 553 km de distância da capital do Estado. Ali, em pleno sertão central, o local da morte do vaqueiro é referendado ainda hoje como espaço sagrado para o homem sertanejo.

Confira a programação completa:

Dia 22/07 – Quarta Cultural – (Rota do Vaqueiro)
Banda de Pífanos, Epitácio Pessoa e Banda (forró pé-de- serra), Dupla de Repentistas Gonzaga Neto e Valdir Lemos, aboiadores e Peça Teatral Um Resgate da nossa cultura sertaneja. Local: margens da PE 507, na entrada da cidade.

Dia 23/07 quinta-feira – (Rota do Vaqueiro)
Grupo de Xaxado Cabras de Lampião de Serra Talhada (Ponto de Cultura), Reizado, Aula-espetáculo de Ariano Suassuna: A cadência, o Castelo e a Cantoria, com participação de Isaar França, Ednaldo Cosmo, Oliveira de Panelas (violeiro) e Antônio Madureira, o Zoca. Show de Ranieri e Banda. Local: Povoado de Ipueira.

Dia 24/07 sexta-feira – (Rota do Vaqueiro)
Aboiadores, palestra Tradições Nordestinas, shows de Seguidores do Rei, Flávio Leandro, Targino Gondim, Chico Bala, Elba Ramalho. Vaquejada, barracas e comidas típicas. Local: Parque João Câncio – Sítio Lajes

Dia 25/07 sábado – (Rota do Vaqueiro)
Palestra O Papel do Vaqueiro na Colonização dos Sertões do Nordeste, shows com Coral Aboios de Serrita, Petrúcio Amorim, Waldonys, Samuel (menino de rua), Raízes do Sertão e  Bia Marinho. Vaquejada, pega de boi na caatinga,  barracas, comidas típicas. Local: Parque João Câncio – Sítio Lajes

Dia 26/07 domingo – (Rota do Vaqueiro) A partir das 10h da manhã
Celebração da Missa do Vaqueiro com a participação de Santana, Josildo Sá e Bia Marinho, vaqueiros vestidos a caráter, artistas, aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino e Poeta Pedro Bandeira. Local: Parque João Câncio – Sítio Lajes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: