O VERDADEIRO PAPEL DO VEREADOR

Vereador Ricardinho faz Juz ao cargo que ocupa

Editorial

Por: Moura

Uma grande vitoria foi conquistada de forma silenciosa nos bastidores da Câmara Vicente Mendes, onde Através da indicação nº87/09 realizada no dia 20 de março de 2009, pelo Vereador Ricardo Carneiro (PPS) – Ricardinho, que solicitou a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos que se encontrava totalmente intransitável causando vários transtornos à comunidade.

Requerimento

A solicitação foi atendida pela Prefeitura do Cabo e o vereador parabeniza os moradores pela conquista. “Fico feliz em saber que os moradores ganharam uma escadaria digna”

Escadaria2escadariaponte2

Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Ricadinho falou ao PORTAL CABO


O PAPEL DO VEREADOR

Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.

Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.

Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.

Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali… e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.

Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.

Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.

E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.

É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.

Ricardinho comemora com a população a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos

O Vereador em si tem se saido bem em suas batalhas

IMAG1417Foto vereador Ricardinho

DCAM0062arimateia-e-ricardinho


Esperamos que o nobre Vereador e (sem puxa-saquismo) continue assim e esperamos muitas outras Vitorias


Comments
One Response to “O VERDADEIRO PAPEL DO VEREADOR”
  1. chico da charneca disse:

    já qua a onda de lhe chamar de nobre pegou, agora vou me chamar de padre, mais para que esté titulo se faça valer nos moradores da charneca pedimos-lhe que venha aqui em nossa comunidade para olhar pelo nosso povo que está a beira dos morros no corrego do morcego, estámos sem posto de saude digno pelo menos para nos que somos pobres,sem contar com a burraqueira em nossas ruas, enfelismente nos so temos vereadores de três meses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: