O VERDADEIRO PAPEL DO VEREADOR
Vereador Ricardinho faz Juz ao cargo que ocupa
Editorial
Por: Moura
Uma grande vitoria foi conquistada de forma silenciosa nos bastidores da Câmara Vicente Mendes, onde Através da indicação nº87/09 realizada no dia 20 de março de 2009, pelo Vereador Ricardo Carneiro (PPS) – Ricardinho, que solicitou a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos que se encontrava totalmente intransitável causando vários transtornos à comunidade.
A solicitação foi atendida pela Prefeitura do Cabo e o vereador parabeniza os moradores pela conquista. “Fico feliz em saber que os moradores ganharam uma escadaria digna”
Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.
Ricadinho falou ao PORTAL CABO
O PAPEL DO VEREADOR
Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.
Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.
Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.
Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali… e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.
Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.
Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.
E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.
É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Ricardinho comemora com a população a reforma da escadaria da Rua 18, em Ponte dos Carvalhos
O Vereador em si tem se saido bem em suas batalhas
Esperamos que o nobre Vereador e (sem puxa-saquismo) continue assim e esperamos muitas outras Vitorias
já qua a onda de lhe chamar de nobre pegou, agora vou me chamar de padre, mais para que esté titulo se faça valer nos moradores da charneca pedimos-lhe que venha aqui em nossa comunidade para olhar pelo nosso povo que está a beira dos morros no corrego do morcego, estámos sem posto de saude digno pelo menos para nos que somos pobres,sem contar com a burraqueira em nossas ruas, enfelismente nos so temos vereadores de três meses.