Planejamento busca recursos para preservar patrimônio histórico do Cabo

Planejamento busca recursos para preservar patrimônio histórico do Cabo

O Cabo de Santo Agostinho está entre os oito municípios de Pernambuco que participam do Plano de Ação para Cidades Históricas. O plano visa captar recursos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas, do governo federal. Para isso, a prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SMPMA), está elaborando uma proposta para que o município receba recursos e invista no seu patrimônio histórico.

cabo_2_gr

Uma equipe de técnicos municipais, representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, participou, em agosto, de uma capacitação, em Brasília, e também tem participado de seminários e oficinas coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O PAC – Cidades Históricas foi oficialmente lançado pelo Ministério da Cultura e o IPHAN, nessa quarta-feira (21/10), em Ouro Preto (Minas Gerais). Trata-se de uma ação conjunta entre governo, estados e municípios, a fim de promover a preservação e o desenvolvimento de 173 cidades históricas, localizadas em todos os estados da Federação. O programa vai restaurar monumentos, bem como melhorar a infra-estrutura urbana e social. Além disso, diversas outras ações serão definidas a partir das prioridades estabelecidas pelos próprios municípios beneficiados, por meio dos Planos de Ação para Cidades Históricas.

historia_1


“Este é o momento para o município por em prática planos estratégicos para a consolidação de uma política do patrimônio histórico e cultural. O objetivo, hoje, é ter a gestão compartilhada desse patrimônio, envolvendo o Ministério da Cultura, o IPHAN, Fundarpe e a Prefeitura do Cabo, juntamente com a sociedade”, disse a arquiteta urbanista da SMPMA, responsável pelo projeto, Emanuele Vilaça. Segundo ela, a proposta visa, ainda, promover o desenvolvimento econômico no setor turístico, uma das prioridades da Prefeitura do Cabo

Texto: Sandra Veiga – Estagiária da Secom/Cabo de Santo Agostinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: