De uma simples Janela virou um império de 20 super lojas Arco Iris

De uma simples Janela virou um império de 20 super lojas Arco Iris

Arco iris

Para quem não conhece a historia de uma empresa familiar esta é uma historia que deu certo aqui no Cabo de Santo Agostinho onde o Grupo Arco Iris completa 28 anos da rede de supermercados genuinamente pernambucana.

À 28 anos tudo começou com uma história de amor e dedicação destas pessoas que apostaram no trabalho e na união de todos, em torno de um objetivo comum: crescer sem perder de vista o lado humano do seu negócio.

Quando você escuta falar numa “empresa familiar”, o que vem à sua cabeça? Talvez um pequeno negócio, gerenciado de forma amadora e com uma produção bem acanhada, não é mesmo? Mas nem todas que têm este perfil são assim. No Cabo de Santo Agostinho, a rede de supermercados Arco-Íris é um exemplo de que família que trabalha unida prospera unida.

Seu Armínio e Dona Antônia nem sonhavam chegar tão longe, quando, logo depois de casados, dona Antônia sugeriu que o marido transformasse um pequeno quarto em banca, para vender produtos de perfumaria e alimentos. Assim, fez da janela da sua casa uma pequena “venda”, que atendia a todo Bairro de Santo Inácio. A vizinhança logo virou freguesa.

A clientela foi aumentando e, para dar conta do recado, Seu Armínio acabou deixando o emprego a fim de ajudar a esposa. O passo seguinte foi adquirir um Box no Mercado Municipal do Cabo, em 1965, o embrião do que viria a ser o Supermercado Arco-Íris.

O investimento foi prosperando e a família crescendo. Os filhos, seguindo o exemplo dos pais, passaram a fazer entregas em domícilio e a comercializar os produtos nos bairros vizinhos. Para vender mais barato, viajavam e compravam diretamente do fornecedor, eliminando atravessadores. É que, já naquela época, a família Guilherme tinha a preocupação de oferecer produtos de boa procedência, da mais alta qualidade, a preços baixos e com toda a simpatia, honestidade e transparência. Vem daí a credibilidade e fidelização dos clientes e associados.


Aos 18 anos, o filho mais velho do casal assumiu os negócios da família e teve participação decisiva na compra de mais dois box no Mercado Municipal do Cabo, tornando-se fornecedor para as mercearias da região. Em 1981, o Supermercado Arco-Íris abriu a sua primeira loja. O estabelecimento ficava numa rua bem movimentada da cidade do Cabo, perto das paradas de ônibus e trem. Todo mundo passava por ali e Seu Armínio, um homem de visão, não podia perder aquele ponto.


Em 1989, o Supermercado Arco-Íris, uma empresa familiar, começou a se profissionalizar. Nessa época, seus dirigentes começaram a freqüentar os eventos da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Cursos, seminários e palestras passaram a fazer parte do cotidiano dos filhos do casal Armínio e Antônia, que tinham como objetivo aperfeiçoar cada vez mais o seu negócio. Essa preocupação virou uma meta dentro da rede. Tanto é que hoje, o filho mais velhos de seu Armínio e dona Antônia é vice-presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Presidente da Associação Comercial do Cabo (Acic).

A terceira geração da família Guilherme começa a trilhar o mesmo caminho e já assume posições de comando dentro do grupo, que sempre oferece o que há de melhor aos seus clientes, sem se descuidar do exemplo do fundador. Tal como seu Armínio fazia, antes de iniciar uma reunião, a abertura das lojas é antecedida por uma oração. Todos os funcionários agradecem por mais um dia de trabalho.

Sempre investindo

O grupo já inaugurou duas outras lojas ao longo deste ano, uma em Gaibu (Cabo) e outra em Piedade (Jaboatão dos Guararapes). Para 2010, os investimentos devem ser ainda maiores: a ampliação da central de distribuição de 4.400 metros quadrados para 10 mil metros quadrados, além da instalação da 20ª loja do grupo, em Torrinha, no Cabo.

A segunda inauguração deve ocorrer até o final do mês, no Shopping Costa Dourada. O formato é de “atacarejo”, que mistura vendas em grosso e varejo, com 2.500 metros quadrados de área de vendas. O público-alvo – segundo detalha o diretor Operacional dos Supermercados Arco-Íris, Bartolomeu Guilherme dos Santos – será principalmente o setor de bares, hotéis e restaurantes do Litoral Sul, além de dogueiros, veranistas e moradores do Cabo de Santo Agostinho. Serão gerados 200 postos de trabalho (diretos e indiretos) e as vendas só podem ser feitas à vista, como na maioria das lojas do gênero.

Aconteceu no Ginásio Geraldão, o 8º Encontro Família Arco-Íris, voltado para funcionários e fornecedores, e que marca o início das comemorações do aniversário de 28 anos da rede de supermercados genuinamente pernambucana.

O evento contou com 56 estandes de fornecedores que promoveram brincadeiras, degustações e também lançamentos de novos de produtos. Entre as marcas participantes estavam Vitarella, Karne e Keijo, Masterboi, Ipanema, Schin, Sadia, Turquesa, Pilar, entre outras. Também marcaram presença as operadoras de telefonia Oi, Vivo, Tim e Claro.

Durante o encontro ainda foram sorteados eletrodomésticos, ingressos para o Mirabilândia, uma graduação e pós-graduação da Faculdade IBGM e um notebook.

O grupo também promoveu uma campanha interna de arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados para instituições de caridade. A loja que mais somou itens ganhou uma série de prêmios que vão ser sorteados entre os funcionários. Para encerrar o Encontro Família Arco-Íris foram escalados para animar o encontro Cinderela, o forrozeiro Zé Travassos e a banda sensação do momento, Amigos Sertanejos.

Que este 28 anos possam ser apenas o começo de mais 28 anos de confiança e luta e prosperidade a todos que compõem a família ARCO IRIS

Ass. Moura

Comments
One Response to “De uma simples Janela virou um império de 20 super lojas Arco Iris”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] This post was Twitted by PortalCabo […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: