Programa contra a violência no Cabo

Programa contra a violência no Cabo

Governo Presente // Ações que reduziram crimes serão implantadas em Ponte dos Carvalhos

Com uma apresentação do grupo de coco do Mestre Dié e da Banda da Polícia Militar, o município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, ontem, o programa Governo Presente. Lançado há um ano no Recife, o projeto tem o mérito de ter reduzido os índices de violência no bairro de Santo Amaro, local piloto da iniciativa. Assim como em Jaboatão dos Guararapes, a experiência positiva impulsionou o interesse da prefeitura, que firmou um convênio com o governo do estado para a implantação das ações de combate à violência. No Cabo, as ações conjuntas serão realizadas por nove secretarias estaduais e 11 municipais em sete comunidades de Ponte dos Carvalhos.

Perfil

Ponte dos Carvalhos

População total: 45.808 habitantes

Mulheres chefes de família que recebem até 1 salário mínimo – 1.435 = 47,48% da população

Homens chefes de família que recebem até 1 salário mínimo – 1.873 = 23,94% da população

Média de anos de estudos

Chefes de família mulheres: 3,5%

Chefes de família homens: 4,8%

Taxa de analfabetismo por faixa etária:

Adolescentes (10 a14 anos): 12%

Jovens (15 a 24 anos): 8,09%

25 anos ou mais: 25,99%

Água encanada: 92,18%

Coleta de lixo : 89,53%

Fonte: IBGE/2000

Comunidades atendidas

Alto dos Índios
Mangueira/Maruim
Alto do Sol
Loteamento da Ilha
Loteamento Bom Conselho
Alto da Igreja
Caçari

De acordo com o secretário estadual de articulação social e coordenador do programa, Waldemar Borges, o foco das ações na região de Ponte dos Carvalhos atende a uma mobilização popular, além de representar um local de relevância histórica para o município. “Atualmente, a área está vivendo as consequências da falta de oportunidade de maneira mais intensa. O primeiro efeitoé o número de pessoas que terão acesso a possibilidades, depois vem a garantia da governabilidade dentro do local”, afirmou, destacando que as ações resultam na redução dos índices de violência citando o exemplo de envolvimento da prefeitura.

O secretário de governo, Josadac Miguel, que representou o prefeito Lula Cabral no evento, ressaltou a expectativa de que o programa transforme Ponte dos Carvalhos em um território de paz. Esse resultado, esclareceu, pode ser alcançado à medida que as ações temporárias e permanentes forem sendo alcançadas. Para isso, o programa implementa atividades que permitam acesso à educação, documentação básica, atendimento jurídico, prevenção ao uso de drogas, cultura, esportes e qualificação profissional. Lançado em 2008, o programa já foi chegou a outras 10 regiões e atenderá ainda a outras três localidades até o fim do ano, Nova Descoberta e Várzea, no Recife, e Arthur Lundgren I e II, em Paulista.

Piloto – Os primeiros resultados do programa, anunciados há cerca de 15 diaspelo governo do estado, indicaram uma mudança de perfil em Santo Amaro, considerada uma das áreas de maior criminalidade do estado. De acordo com os dados, uma redução de 71% no total de homicídios no bairro foi registrada nos últimos 12 meses. Em 2008, até o mês de outubro, 46 crimes violentos letais intencionais foram registrados. No mesmo período de 2009, 16 casos ocorreram. O indicador, que inclui homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, foi usado para nortear as áreas atendidas pela iniciativa.

Segundo Waldemar Borges, as ações priorizam o atendimento ao jovem por ser um público que sente de maneira intensa a ausência do estado. Ele informou que a expectativa para o próximo ano é monitorar as áreas que já receberam a iniciativa e avaliar possíveis ajustes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: