Estudantes fazem exame obrigatório nacional do Projovem Urbano

Estudantes fazem exame obrigatório nacional do

Projovem Urbano

Diario Oficial de Pernambuco

Os estudantes do Projovem Urbano de Pernambuco têm um compromisso para esta quinta-feira, 14. Em 25 municípios do Estado acontece o Exame Nacional do Ciclo I, que avalia o desempenho escolar de cada aluno, após o 60 mês do curso. Na Região Metropolitana do Recife e no Interior os testes serão aplicados em 320 turmas distribuídas nos 67 Núcleos de Ensino.

As provas começam às 18h30 e têm duração de três horas. A recomendação é que os estudantes cheguem às 18h aos locais de prova portando documento de identidade com foto. A inscrição dos alunos regularizados foi realizada em novembro e a lista com os inscritos pode ser conferida nas próprias unidades de Ensino.

O Exame, organizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – Caed, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, faz parte da Avaliação Externa do Projovem Urbano e é dirigido aos 10 mil estudantes que integram o Programa em Pernambuco. Na avaliação constam os conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, nas áreas de Ciências Humanas (língua portuguesa, inglês, história e geografia) e Ciências da Natureza (matemática e ciências). Os alunos vão responder ainda questões sobre qualificação profissional e temas da disciplina Ação Cidadã.

Para o coordenador do Projovem Urbano no Estado, Genílson Marinho, é fundamental a participação de todos os alunos para que se possa verificar o processo de aprendizagem nas turmas e os avanços dentro de sala de aula. “Este exame também ajuda a desenvolver estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos estudantes e alémda qualidade das aulas”.

Aqueles que não comparecerem não terão direito à segunda chamada e ficarão sem a pontuação referente à prova. Para os alunos detentos, doentes, hospitalizados ou em licença maternidade, o Caed vai designar estagiários encarregados de aplicarem os testes.

Durante os 18 meses do curso são realizadas outras três avaliações: a diagnóstica (após o 10 mês), exame nacional do ciclo II (após o 120 mês) e exame final (depois do 180 mês). O aluno que atingir, no somatório final, acima de 1.100 pontos garante a certificação do Ensino Fundamental.

Projovem Urbano – Promovido pelo Governo Federal, o Programa atende jovens de 18 a 29 anos que são alfabetizados, mas não concluíram o Ensino Fundamental. O curso tem carga horária semanal de 30 horas/aula e trabalha além dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, a qualificação profissional e a cidadania. Em Pernambuco, o projeto está presente em 25 municípios e já beneficiou 10 mil alunos. Este ano, o Programa será estendido aos polos do Sertão do Pajeú, Agreste Meridional e Litoral Sul somando mais 15 localidades. A expectativa é que mais 10 mil estudantes possam participar do Projovem Urbano em 2010.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: