Haja puxador de voto

Haja puxador de voto

Fonte: Diario de Pernambuco
Partidos investem em nomes de peso para reforçar suas chapas na disputa por cadeiras da Assembleia Legislativa. Na lista, estão novatos e veteranos que querem retornar à Casa
Oficialmente, os pré-candidatos e seus respectivos partidos começam a montar estratégias de campanha para a eleição de outubro somente após o carnaval. Mas nos bastidores, já é intensa a movimentação dos “estreantes” na política. As legendas estão fazendo suas apostas em novos nomes, mas sem descuidar de “afagar” os ex-parlamentares que planejam retornar à Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Filho do prefeito de Jaboatão, Betinho Gomes é o nome de peso entre os concorrentes tucanos. Foto: Marcelo Ferreira/Divulgaç

Da parte dos veteranos, nomes como o ex-deputado Betinho Gomes (PSDB), o presidente do Poder Legislativo, deputado Guilherme Uchoa (PDT) e o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça (DEM) estão sendo cotados como puxadores de votos de suas respectivas legendas. Já no lado dos estreantes na política, o filho do ex-prefeito do Recife João Paulo, o empresário João Paulo Filho, conhecido como Jampa, é uma das promessas dos petistas.

Outros nomes como da ex-secretária adjunta de Articulação Regional, Lygia Falcão, e a ex-presidente municipal do PT no Recife, Karla Menezes, estão sendo veiculados como possíveis candidatas para reforçar a bancada petista. Segundo o presidente regional do PT, Jorge Perez, o tema eleição será discutido e definido somente em março, durante o congresso estadual. “Teremos, em fevereiro, nosso congresso nacional. Depois acontecerão os congressos regionais onde iremos discutir nossa estratégia eleitoral. Os nomes serão definidos no congresso e durante a convenção”, informou.

O presidente regional do PDT, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, revelou que seu partido não conseguiu alcançar a estimativa que esperava em termos de filiações por causa do perspectiva do chapão (coligação de vários partidos de grande porte e que por tabela exige maior números de votos para eleger um candidato). “O chapão afasta muitos postulantes. Por conta disso, perdemos o deputado José Alves e outros nomes que pretendiam disputar por nossa legenda desistiram”, afirmou. Apesar de não atingir o “quorum esperado”, os pedetistas estão apostando em alguns estreantes como Josafá Botafogo, filho do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, e Pedro Serafim Neto, filho do prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim.

No PSB, um dos cotados para se eleger com folga é o secretário de Articulação Política, Aluizio Lessa. Também estão na bolsa de aposta a filha do vice-governador, João Lyra, a procuradora Raquel Lyra, e a esposa do vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, Laura Gomes. Ontem, o secretário estadual de Relações Institucionais, Ranilson Ramos, disse que a discussão de nomes será realizada em conjunto com os partidos integrantes da Frente do Recife. “Tem o entendimento da Frente. Não queremos ser hegemônico na majoritária, imagine na proporcional. Vamos respeitar o espaço dos partidos aliados”.

Do lado oposicionista, o PMDB espera eleger o vereador do Recife, Gustavo Negromonte. Atualmente a legenda só tem a deputada Jacilda Urquiza como única representante Na Assembleia. Pelo DEM, a vereadora Priscila Krause deve trocar a Câmara do Recife para concorrer uma vaga no Legislativo estadual. No PSDB, o partido lançará o ex-prefeito de Gravatá Joaquim Neto, o ex-prefeito de São Lourenço Jairo Pereira, a ex-deputada Aurora Cristina e o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: