MPF ajuíza três ações por crime ambiental e contra o patrimônio da União

MPF ajuíza três ações por crime ambiental e

contra o patrimônio da União

Assessoria de Comunicação

22/01/2010

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco denunciou à Justiça Federal três responsáveis por extrações irregulares de areia nas margens do Rio Tapacurá, no município pernambucano de Pombos. Eles são acusados de cometer crimes contra o meio ambiente e o patrimônio da União. A responsável pelas ações é a procuradora da República Mona Lisa Duarte Ismail.

Dentre os danos causados à bacia hidrográfica estão desvio do curso d’água, interrupção do rio e não recuperação das áreas de extração, conforme constato em vistorias feitas pelo MPF e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP).

A conduta criminosa provocou ainda risco de desabamento das margens e assoreamento do leito do Tapacurá. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez a fiscalização da área e lavrou autos de infração contra os acusados, que embasaram a denúncia do MPF por crime ambiental.

Dois dos denunciados extraíam areia sem ter qualquer autorização dos órgãos competentes para a atividade. O outro acusado chegou a conseguir licença do DNMP, que foi suspensa porque a extração estava sendo feita fora do local autorizado e sem os cuidados necessários com o meio ambiente.

Caso sejam condenados, cada um dos réus pode ser penalizado com detenção por até cinco anos, pelo crime contra o patrimônio da União, e até um ano, pelo crime contra o meio ambiente, além do pagamento de multa.

Além dos três acusados, um quarto indivíduo também foi autuado pelo Ibama por extração de areia na bacia do Rio Tapacurá. Ele ainda não foi denunciado à Justiça Federal porque o MPF aguarda informação do DNPM sobre existência, ou não, de licença para a execução da atividade.

Processos nº:
0001229.96.2010.4.05.8300
0001298-31.2010.4.05.8300
0000846-21.2010.4.05.8300

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
ascom@prpe.mpf.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: