O Brasil vive uma nova era

O Brasil vive uma nova era

Diante de vários escândalos de corrupção não só em Brasília, mas em todo o território nacional fez com que a justiça brasileira se prontificasse em atender os anseios dos brasileiros que é ver seus corruptores na cadeia sei que muitos vão falar á, contudo cabe habeas corpus e outras manobras advocacionais, bom isso eu sei que vai acontecer, mas pense no vexame que é ser algemado ou passar a noite na cadeia deve ser constrangedor e faz um bem tão grande para este gatunos . o doooooooooooooooó


Mas se for analisar por outro lado vemos que a justiça vem trabalhando em prol da democracia falo isso, pois o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito de Itapissuma, Clóvis Cavalcanti do Rego Barros, e do responsável pela empresa CITEC (Comércio e Instalações Técnicas LTDA), Carlos Frederico Domingos, pelo desvio de recursos públicos repassados pelo extinto Ministério da Ação Social. A pena imposta aos condenados foi de seis anos de prisão.

De acordo com a denúncia do MPF, o convênio entre a Prefeitura de Itapissuma e o extinto Ministério da Ação Social, firmado em 1992, previa o repasse de Cr$ 520 milhões (moeda vigente na época), e tinha por objeto a contenção de encostas e a construção de muro de arrimo na orla marítima do município.

Os recursos federais efetivamente repassados à Prefeitura de Itapissuma foram de Cr$ 400 milhões, os quais foram pagos à CITEC, empresa responsável pela realização das obras e pertencente ao denunciado Carlos Frederico.

Em vistoria realizada em outubro de 1993, o Departamento de Operações da Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Regional constatou a não realização das obras previstas, sendo verificados apenas serviços correspondentes à instalação, escavação manual e remoção de terra.

Na época, o secretário de Obras da Prefeitura, em comunicação interna, chegou a pedir ao ex-prefeito Clóvis Cavalcanti a retenção dos pagamentos à CITEC, tendo em vista que a empresa não vinha executando os serviços previstos no convênio.

Isto mostra que a justiça tarda mas não falha

Agora veja como fica difícil de encontrar algum erro no orçamento de qualquer município estamos colocando abaixo o relatório resumido da execução orçamentária do período janeiro a outubro de 2009 veja que o mesmo esta disponível no site da Prefeitura do Cabo

Veja como é difícil identificar os gastos, pois só encontramos o montante e não a origem dos gastos nota-se que os valores não têm uma origem pré- definida de gastos não podemos saber qual foi a empresa que recebeu e executou tal serviços é por isso que o Tribunal de Contas pega por amostragem ou denuncia ai o mesmo pede tudo que tem direito para saber os devidos gastos e seus devidos pagamentos, e quando o tribunal consegue apurar os desvios de verba ai já é tarde.

Agora imagina você, se as prefeituras colocasse tudo as claras desde o gastos com um simples papel higiênico até uma obra de grande porte, onde qualquer  munícipe pudesse acessar este dados a qualquer hora, seria ótimo mas quem vai ter peito o suficiente de fazer isso? Será que o atual Prefeito do Cabo toparia colocar isso tudo de forma clara e simples para todos ver? Eis uma questão muito difícil de saber.

Comments
One Response to “O Brasil vive uma nova era”
  1. Alberto Figueiredo disse:

    Por isso defendo o projeto do Dr. Luiz Otávio da Rosa Borges (SALA DO CIDADÃO), qualquer prefeitura com gestão realmente transparente (se isto existe) deveria propriciar a instalação de sua sala do cidadão, para isto seu idealizador esta a disposição para implantação em qualquer ponto do país.
    O Projeto Sala do Cidadão é disponibizado pelo Instituto Mãos Limpas Brasil, que enviará o projeto para qualquer prefeitura, câmara, ou órgão público que deseje ser realmente transparente.
    Aqui no Cabo existe uma coordenadoria.
    A disposição de quem interessar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: