Comunidade Onze Negras sedia 1º Encontro Nacional de Quilombolas

Comunidade Onze Negras sedia 1º Encontro Nacional de

Quilombolas

O encerramento do 1º Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas, que aconteceu na noite dessa terça-feira (23/02), no Espaço Cultural Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, foi marcado pela emoção, troca de experiências e muita festa. O evento reuniu 38 representantes de comunidades quilombolas de vários Estados e serviu para discutir os problemas e apresentar formas de melhorar a qualidade de vida da população negra.

Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (22/02) na comunidade quilombola Onze Negras com oficinas de dança (coco e ciranda); palestras e debates sobre saúde, religião, violência, território e comunicação; e apresentação dos projetos de políticas públicas. “Primeiro devemos agradecer a Deus, depois ao prefeito Lula Cabral, que abraçou a causa e sempre tem nos ajudado, através das secretarias que vem desenvolvendo iniciativas e proporcionando grandes avanços ao povo daqui”, disse a representante da Comissão Estadual de Quilombos de Pernambuco, Maria José de Fátima.

Na ocasião foram apresentados alguns programas como o Onda Limpa, promovido pela prefeitura através da Secretaria de Programas Sociais e da Mulher, onde os participantes colaboram com atividades semanais nos órgãos municipais durante seis horas diárias, recebem cursos de qualificação profissional e uma bolsa mensal de R$ 250,00. Além disso, participam dos programas “Papel da Vida”, com oficinas para ensinar como transformar papelão em produtos de artesanato, e o “Vassoura de Piaçava”, voltado para a produção de vassouras.

“Foi um momento muito especial. Dois dias de convivência que trouxeram grandes ganhos e, com certeza, vão promover o crescimento das comunidades. Minha avaliação é de que o evento foi nota 10”, concluiu Maria José de Fátima.

Texto: Drielle Fidelis – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: