Centenário da 1ª vereadora doEstado

Centenário da 1ª vereadora doEstado

Em Homenagem ao dia da mulher

A primeira vereadora de Pernambuco, Otília Ceci de Alencar, completará 100 anos, no próximo domingo (7). Natural de Araripe, onde assumiu o mandato, em 1958, ela recebeu homenagens ontem do deputado Bringel (PSDB). “Dona Ceci trabalhou com o marido e, juntos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade”, disse, relatando a trajetória da matriarca, que ficou viúva por duas vezes e é mãe de 13 filhos, avó de 48 netos, 57 bisnetos e quatro tataranetos.

Marcada pela determinação e coragem, dona Ceci, como é carinhosamente chamada por todos, nasceu no Sítio São Bento, em 1910, e é filha do coronel Gualter Alencar Lima e Maria Cristina de Alencar. “Casou-se em 1928, ficando viúva antes do nascimento do seu primogênito. Alguns anos depois, casou-se com o primo José Barreto Alencar, com quem teve 12 filhos. José Barreto morreu em 1957, um ano antes de Ceci assumir o Parlamento Municipal.

Praticamente criou os filhos sozinha, porém, com firmeza e dedicação, conseguiu formá-los. Hoje, eles ocupam lugar de destaque na sociedade. “É a autêntica mulher sertaneja. Seu talento doméstico é apreciado por todos, com destaque para o preparo de licores. É dedicada a orações e autora de poesias”, completou.


Otília Ceci de Alencar: há 100 anos em

cartaz

Por: Maria Cristina Alencar Correia

Quem tiver qualquer parentesco com o clã Alencar, do sertão do Araripe, tem encontro marcado neste sábado próximo, 6 de março de 2010, na cidade de Araripina/PE. É que haverá a comemoração do centenário de Otilia Ceci de Alencar, a primeira vereadora de Pernambuco, descendente do escritor José de Alencar e prima do ex-governador Miguel Arraes de Alencar.

Filha do Cel. Gualter Carlos de Alencar e Maria Cristina de Alencar Lima, nasceu as 11h do dia 7 de março de 1910, na Fazenda São Bento – Araripe/CE. É a 6ª filha e a única sobrevivente de uma prole de nove irmãos, quais eram por ordem de nascimento: Carlos, Leonira, Benvinda, Alexandre, Alecrides, Ceci, Maroquinha, Nair e Jose Gualter.

Uma pessoa além do seu tempo. Prova disso é o fato de ter contraído matrimônio por duas vezes, sendo a primeira vez em 1926, com o Dr. Luiz Belém Figueiredo, natural do Crato/CE e com quem teve o seu primogênito Luiz Belém de Alencar (Ii), desembargador aposentado. Seu segundo matrimônio foi em 1928, com seu primo Jose Barreto Alencar (Dorico), com quem teve seus outros 11 filhos: Wellington (Tinam – in memorian), Udociles (Didi), Udoluce (Nenem – in memorian), Francisco Gualter (Lelê), Gualter Carlos (Teté), Antonio Gualter (Dedê), Alencar (Tatá), Udocirle (Cirlê), Clea (Téa), Cleide (Têda) e Verônica (Onquinha). Em 1941 chegam a Araripina, onde estabeleceram grande comércio de estivas e miudezas, e em 1957, fica viúva pela segunda vez e substitui seu esposo Dorico, que era vereador, terminando seu mandato com a conclusão da legislatura.

Mulher de poucas palavras, séria em suas verdades e de ações determinadas, sempre teve uma paixão pela culinária, se tornando conhecida na região pelos seus licores, doces e salgados. Sua outra paixão é a leitura e a poesia, acumulando em seu currículo vários versos e poesias, muitos deles dedicados à família, como uma autobiografia.

Admiradora de seus 12 filhos, 42 netos, 58 bisnetos e 3 tataranetos (somando assim 115 membros), tem horário especial para dedicar as suas orações a toda a família, quer sejam filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e primos, não poupando esforços para o bem estar de todos! É um exemplo de honestidade e responsabilidade e ainda hoje continua honrada, querida e admirada por todos.

Por tudo isso, Deus a abençoou e a deu o dom da longevidade, bênção de Deus para nós!

Neta e filha de Francisco Gualter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: