Passageiros de Jaboatão vão usar bilhetagem eletrônica

Passageiros de Jaboatão vão usar bilhetagem eletrônica

Em solenidade realizada na manhã de hoje (05), no Palácio da Batalha, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes e o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto, assinaram um convênio para implantação de bilhetagem eletrônica na rede municipal de transportes da cidade. Isso significa que os cerca de 3 milhões de usuários mensais do sistema vão poder utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano, através do cartão VEM.

Na prática, o convênio torna gradativamente desnecessária a utilização do ‘vale-transporte’ impresso. Isso porque os 400 veículos, que operam as 20 linhas municipais da segunda maior cidade do Estado, vão passar a utilizar validadores semelhantes aos leitores já usados nos translados para o Recife. A previsão é que toda a frota esteja operando com o sistema dentro dos próximos três meses.

De acordo com Elias Gomes, essa é uma reivindicação social antiga na cidade e era urgente que esse acordo saísse do papel. Ele ainda avalia que, no futuro, as decisões devem ser tomadas incluindo Jaboatão em um cenário mais metropolitano e menos independente das decisões das outras cidades da Região Metropolitana do Recife. “Não existe mais apenas uma cidade ou os interesses de Jaboatão. O que existe são interesses de cidadãos metropolitanos, que habitam a área mais populosa do Estado”, avalia.

O secretário de Serviços Urbanos da cidade, Evandro Avelar, destaca que o sistema integrado ao Consórcio Grande Recife vai beneficiar tanto a população quanto a administração da prefeitura, no que diz respeito à qualidade dos transportes. “Não se trata apenas de uma venda de bilhetes eletrônicos, mas de uma gestão completa, que permite o controle do itinerário dos veículos, da velocidade desenvolvida e da quantidade de passageiros transportados. Isso significa uma visibilidade mais clara da arrecadação, bem como representa mais segurança aos usuários”, avalia.

Para que os veículos estejam habilitados aos novos moldes, é necessário que todos estejam equipados com GPS (Sistema Global de Posicionamento) e validadores dos chips do consórcio. Além disso, haverá um nivelamento do valor das passagens, o que deve acontecer dentro de um mês após a implantação completa do sistema. “É necessário evitar uma concorrência predatória entre o transporte municipal e o metropolitano. A ideia é que vans e microônibus da cidade passem a operar cobrando o Anel ‘A’”, garante.

Por Ed Wanderley, Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Anúncios
Comments
One Response to “Passageiros de Jaboatão vão usar bilhetagem eletrônica”
  1. verafigueiredo disse:

    esse projeto foi de guilherme martins acho bom que eli agora seja implantado afinal esse povo evandro avelar e o prefeito quando entrou na secretaria de transporte de jaboatao foi a unica coisa que eli s encontroaram foi esse projeto que agora sai do papel e a coisa boa foi colocar todos os funcionarios dali pra rua e sem pagar o salario do mes de dezembro espero que agora eli nao encontre por ai as maes de familia que ficou sem ganhar o, pao de seus filhos, pra pedir o voto a elas que bom que o povo agora vai ter bilhetagem eletronica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: