100 anos do Dia Internacional da Mulher

100 anos do Dia Internacional da Mulher

Por: Betinho Gomes

Especial Dia da Mulher

Trazemos neste 8 de março de 2010 nosso abraço e homenagem a todas as mulheres. Sem dúvidas esta é uma data especial que, neste ano, se reveste de um simbolismo maior pelo seu centenário. Além de parabenizar quero, também, dizer que nos reconhecemos nestas lutas, na medida em que acreditamos e trabalhamos por uma sociedade livre de preconceitos e com direitos igualitários.

A escalada feminina nas lutas libertárias e reivindicatórias por amplos direitos, é uma caminhada vitoriosa, mérito que reconhecemos pertencer às mulheres, àquelas que sempre estiveram na fronte, às anônimas do campo e da cidade, enfim a todas elas. Foi assim, com árduas batalhas no enfrentamento a uma sociedade machista, que avançaram firmemente na conquista de direitos, indo da conquista do voto em 1934, maior vantagem nos indicadores educacionais, a uma crescente presença no mundo do trabalho.

Mas, ao mesmo tempo em que é possível comemorar tais conquistas, também é possível observar os ainda grandes desafios que pautam a luta feminina na sociedade contemporânea: a violência de gênero, a invisibilidade do trabalho doméstico e a dupla jornada, a sub-representação política e os baixos rendimentos salariais.

Um desafio emblemático na histórica luta das mulheres é o combate à violência de gênero, que assume várias dimensões, tal fenômeno tem persistido secularmente e, hoje, apesar de todo enfrentamento ao problema tem-se, ainda, uma dura realidade. 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano no país. Só em 2009 foram 158 homicídios de mulheres, apenas na RMR. Uma situação assustadora.

O enfrentamento a esse fenômeno requer do Estado a responsabilidade na formulação e execução de políticas no âmbito da prevenção e atenção às mulheres em situação de violência, buscando construir relações sociais mais solidárias e de equidade que garantam cidadania plena às mulheres.

Parabéns pela luta e pelas conquistas das mulheres cabenses, pernambucanas, brasileiras e de todos os Países!

*Betinho Gomes é ex-deputado estadual – Cabo de Santo Agostinho/PE



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: