Linha Sul devagar quase parando E o Cabo so Fica no Sonho

Linha Sul devagar quase parando E o Cabo so Fica no Sonho
Metrô // Inaugurada há um ano pelo presidente Lula, estrutura ainda está incompleta, sem integração com os terminais e atrai poucos usuários
Por: Tânia Passos

taniapassos.pe@dabr.com.br

Há um ano era inaugurada a extensão da linha Sul do metrô pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 10 estações e apenas três composições, com intervalo de 17 minutos entre as viagens.


Roberta Mesquita questiona a falta de acesso direto da estação ao shopping. Foto: Júlio Jacobina/DP/D. A Press

A previsão este ano era de ampliar o número de trens para 12, reduzir o intervalo das viagens para 4 minutos e ainda inaugurar seis terminais de integração. Era. Tudo continua igual. A estimativa agora é que os trens prometidos pelo presidente só cheguem em 2012 e que os terminais de integração comecem a ser entregues em 2011. Com a estrutura incompleta, a extensão da linha Sul é ociosa e opera com apenas 10% dos 190 mil usuários previstos para serem transportados. A falta de integração dos terminais e os acessos ruins contribuem para a pouca procura.

A estação do Shopping, por exemplo, fica a 700 metros do centro de compras, mas na prática a distância é maior. “Muita gente desce na estação para ir ao shopping, mas não há um acesso direto. É preciso pegar um ônibus e pagar outra passagem”, explicou a estudante Roberta Mesquita, 21 anos. Perto e também longe é a estação Aeroporto. Não há integração com o aeroporto e os usuários teriam duas opções: pegar um táxi ou atravessar a pé as duas faixas da Avenida Mascarenhas de Morais.

Outro exemplo da pouca eficiência da linha é quanto ao atendimentos dos usuários do Cabo de Santo Agostinho. A previsão é integrar a linha do trem diesel que sai do município à estação do metrô de Cajueiro Seco. Um ano depois, isso ainda não ocorreu. O estudante Ítalo Ribeiro da Silva, 16, morador do Cabo, estuda numa escola estadual no bairro de Boa Viagem. Ele pega o trem às 5h40. Ao invés de fazer a integração em Cajueiro, o trem segue até o Curado, onde Ítalo finalmente pega o metrô e faz o caminho contrário para a Zona Sul. “Chego na escola às 7h10. A única vantagem é que só pago uma passagem”, explicou.

De acordo com o diretor de planejamento do Metrorec, Maurício Meireles, esse problema deverá ser resolvido num prazo de 60 dias. “São questões operacionaisque nós estamos solucionando para viabilizar essa ligação”, disse Meireles. Segundo ele, a integração com o trem diesel é apenas uma etapa do processo. O modelo vai ser posteriormente substituído pelo Veículo Leve sobre Trilho e a linha será duplicada. “Os veículos já foram comprados e estão sendo confecionados. A previsão é até 2012 concluir essa etapa”, revelou.

Licitação – Já a construção dos terminais de integração, que estão sob a coordenação do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, teve o cronograma alterado. Os terminais de Cajueiro Seco e Tancredo Neves, previstos para serem entregues em junho deste ano, tiveram as obras iniciadas em janeiro de 2010 com prazo de conclusão de 12 meses. Os terminais de Aeroporto e Prazeres tiveram o projeto executivo licitado a obra só deverá começar em abril. A estação do Largo da Paz, ainda não tem a ordem de serviço, também prevista para abril. Já a ampliação do terminal Joana Bezerra, depende ainda de processo de desapropriação. “Esses atrasos ocorreram por causa da mudança da coordenação dos projetos, que estava com o Metrorec e foi transferida para o Grande Recife. Com isso tivemos que refazer as licitações”, explicou Taciana Ferreira, diretora de operações.

Números da Linha Sul

R$ 356 milhões foram investidos na expansão

14,3 quilômetros (km) formam a extensão da linha

10 estações integram a expansão

17 minutos é o intervalo das viagens

20 mil usuários é a demanda atual

3 trens atendem a linha Sul

12 trens climatizados é a nova previsão até 2012

190 mil usuários é o número estimado com os 12 trens funcionando

25 trens é a frota atual do sistema metrorec

20 dos trens são climatizados

Fonte: Metrorec

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: