Chapão é articulado por dez partidos?

Chapão é articulado por dez partidos?

Foi batizado de G10, ontem, o chapão que as legendas pequenas pretendem consolidar para aumentar as chances de conquistar vagas na Câmara Federal. Eleito coordenador do grupo, o presidente do PSL, Antônio de Oliveira, explicou que a reunião – na sede de seu partido – resultou na formalização da coligação. São eles: PSL, PTdoB, PRP, PRB, PTC, PSDC e PHS. Os outros três – PPS, PMN e PV – estão, de acordo com o dirigente, “altamente simpáticos” à proposta. Estes que ainda não bateram o martelo se comprometeram a realizar conversas internas para apresentar suas intenções na próxima reunião, agendada para o dia 6.
Pelos cálculos do bloco, tachado por Antônio de Oliveira, de “pés no chão”, eles conseguiriam, com essa estratégia, eleger quatro federais. A questão estadual ainda será estudada, mas, de antemão, o dirigente prevê chances de fazer de dez a 13 deputados estaduais, na hipótese de a mesma tática ser aplicada para a Assembleia Legislativa.

O vereador Daniel Coelho (PV), presente no encontro, disse ver oportunidade para todos no G10. “Seria a primeira vez que as legendas não tradicionais conseguiriam uma representação significativa. Você teria um terceiro chapão. Acho que todo mundo saiu com essa compreensão. Mas os partidos vão discutir isso intenamente”, assinalou Daniel.

Presidente estadual do PPS, o deputado federal Raul Jungmann alertou que seu partido não muda de postura em relação à chapa majoritária, integrando a aliança oposicionista (PPS, PMN, DEM, PSDB, PMDB). Caso os aliancistas exijam presença do PPS no chapão deles, Jungmann disse que recorreria ao diálogo. “Já temos acordo fechado com o PMN. Com os outros partidos, a gente está discutindo”, concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: