Prefeito Lula Cabral inaugura Centro de Referência Maria Purcina

Prefeito Lula Cabral inaugura Centro de Referência Maria Purcina

A Secretaria de Programas Sociais e da Mulher do Cabo de Santo Agostinho inaugurou, na tarde desta quarta-feira (31/03), o Centro de Referência Maria Purcina Siqueira Souto de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexista. O evento, presidido pelo prefeito Lula Cabral, marcou o encerramento das comemorações do 3º Março mulher, cuja programação foi promovida pela prefeitura em seu terceiro ano consecutivo para celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Estiveram presentes na solenidade, entre outras pessoas, a primeira dama do município, Polyana Pessoa, e as secretárias de Programas Sociais, Edna Gomes, e executiva da Mulher, Edilene Rocha, além da secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pernambuco, Lucidalva Nascimento. Acompanhados pelo som da musicista Aglária Costa, que fez a abertura do evento, vários oradores fizeram homenagem póstuma à Maria Purcina, que emprestou seu nome à instituição.

O centro tem como objetivo proporcionar às mulheres cabenses acesso aos serviços de assistência social, saúde, educação, justiça, habitação, segurança, trabalho e renda. Uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e advogados, assim como educadores sociais, arte-educadores e recreadores farão um trabalho em conjunto para prestar apoio psicossocial às vítimas da violência.

O prefeito Lula Cabral estava muito satisfeito com a inauguração do centro. “Esse novo equipamento público é voltado para as mulheres cabenses. É um espaço onde elas terão assistência psicossocial e jurídica. É também importante salientar que estamos homenageando uma grande mulher que, além de ter prestado vários serviços à nossa cidade, foi de enorme relevância política no Cabo de Santo Agostinho”, disse o prefeito.

“Esse é mais um equipamento de complementação à rede de proteção no combate à violência doméstica e sexista que servirá para o empoderamento das mulheres cabenses”, disse Edna Gomes.

Edilene Rocha destacou que a inauguração do centro é mais uma conquista na gestão do prefeito Lula Cabral em prol da melhoria da qualidade de vida das mulheres cabenses.

Situado à Rua José Bezerra Filho, 146, no Centro do Cabo, a instituição funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: 3524-1937.

Texto: Sandra Veiga/ Estagiária da Secom
Fotos: João Barbosa

NOTA: Biografia – Maria Purcina de Siqueira Souto foi casada e mãe de cinco filhos (2 homens e 3 mulheres). Era formada em filosofia e teve intensa luta relacionada a várias causas sociais. Foi militante e fundadora do Partido dos Trabalhadores, no Cabo de Santo Agostinho. Em seus últimos anos de vida, a ex-funcionária da PCR, estava se dedicando ao trabalho sócio-ambiental junto aos catadores do Aterro da Muribeca. Maria Purcina faleceu em outubro deste ano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: