Prefeito Lula Cabral mobiliza Defesa Civil do Cabo para o período de chuvas

Prefeito Lula Cabral mobiliza Defesa

Civil do Cabo para o período de chuvas

Preocupado com a chegada do período de chuvas, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, reuniu na manhã deste sábado (17/04) o secretariado, integrantes da Defesa Civil local e de entidades da sociedade para apresentar o trabalho preventivo já desenvolvido pela Prefeitura e discutir medidas visando evitar acidentes. Na reunião realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), o prefeito ressaltou a necessidade de todos estarem mobilizados para atender aos chamados da população e poderem tomar as providências com o máximo de urgência, quando houver necessidade.

“Nossa preocupação é muito grande. A reunião é para que todos fiquem atentos, todos nos engajarmos para que não venhamos a sofrer como outras cidades e outros estados estão sofrendo”, destacou Lula Cabral, referindo-se às tragédias ocorridas no Rio de Janeiro, na Bahia e em Sergipe recentemente com as fortes chuvas. Ele advertiu que, se providências não forem tomadas, sempre há riscos de acidentes, uma vez que muitas pessoas moram em áreas de riscos por pura necessidade.

O prefeito Lula Cabral informou que o Cabo conta com uma Defesa Civil estruturada e organizada e que a administração municipal vem fazendo um trabalho de prevenção de acidentes nos últimos anos, inclusive relocando pessoas que moravam em locais de riscos para novos conjuntos habitacionais. Devido ao trabalho intenso da Prefeitura, ele lembrou que nos últimos quatro anos não houve vítimas fatais de acidentes provocados pelas chuvas, mesmo existindo várias áreas de morro no Cabo. “Estamos resolvendo os problemas que apresentam alto risco. Temos a decisão política de resolver”, enfatizou o prefeito.

Para o secretário executivo de Defesa Civil, Luiz Lima, a Defesa Civil hoje tem uma estrutura pronta, mas mesmo assim a sociedade precisa estar mobilizada para evitar acidentes. Na opinião dele, a reunião foi um momento importante para essa mobilização. “Temos o mapeamento das áreas de risco. Trata-se de um problema social de todos, e a sociedade toda deve colaborar”, acrescentou Lima, informando que a Defesa Civil do Cabo está de prontidão 24 horas por dia.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Sandra, também destacou que a Prefeitura faz um trabalho educativo nas escolas, para que as crianças e jovens se conscientizem da situação e levem para os seus pais uma mensagem sobre a necessidade de também colaborarem. Ela disse que a atual administração municipal investiu mais de R$ 2 milhões em obras de contenção de barreiras, numa demonstração de que está agindo para evitar maiores problemas com as chuvas.

Além dos secretários, participaram da reunião o vice-prefeito José Ivaldo Gomes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gesse Valério, representantes de partidos políticos, de associações de moradores e delegados do Programa do Orçamento Participativo. No final, o secretário Luiz Lima disse que toda a equipe está à disposição para atender os chamados da população, que pode telefonar para a Defesa Social (3524-9118), a Defesa Civil (3521-6701) e a Guarda Municipal (3521-6763) quando precisar.

Texto: Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: