Compesa inicia produçãos de tijolos ecológicos

Compesa inicia produçãos de tijolos

ecológicos

Os primeiros tijolos feitos com lodo oriundo de Estação de Tratamento de Água (ETA) da Compesa começam a ser confeccionados nesta quinta-feira (06), na Cerâmica São José, em Paudalho, Zona da Mata, a partir das 12h. Nesta fase, os tijolos serão moldados e colocados para secar por alguns dias, para só então irem para o forno. Depois desta etapa, os técnicos do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) irão testar a tensão de ruptura à flexão, a absorção de água, retração linear, entre outros aspectos do material.

O tijolo ecológico é um estudo realizado pela Compesa, em parceria com o Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP). De acordo com análises realizadas com corpos de prova (mini-tijolos) fabricados no ITEP, na primeira fase do projeto, o tijolo de cerâmica pode receber até 15% de lodo desidratado.

Segundo o gerente interino de Inovação Tecnológica da Compesa, Robson Xavier, o principal objetivo do projeto é evitar o despejo do resíduo (lodo) do tratamento da água no meio ambiente. “Além disso, o lodo será uma fonte alternativa de matéria-prima que naturalmente reduzirá os impactos ambientais na exploração de novas áreas de jazidas” disse.

Diariamente, as Estações de Tratamento de Água da Compesa em todo o Estado têm capacidade de produzir cerca de 400 metros cúbicos de lodo. A desidratação do lodo é realizada na própria ETA. Após fazer a descarga do lodo que se acumula nos tanques de decantação, o material é colocado em um leito de secagem que serve para retirar a umidade, que ao término do processo produz uma massa argilosa. O estudo sobre o tijolo ecológico foi apresentado durante o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em setembro do ano passado, no Centro de Convenções.?

Comments
3 Responses to “Compesa inicia produçãos de tijolos ecológicos”
  1. Milagre!
    A COMPESA de parabéns!
    IP, IP URRA viva a compesa, nem só de estouramentos, abertura de buracos nas ruas, vazamentos sem conserto e agora cobranças indevidas vive a madame, enfim algo bom.

  2. Luiza disse:

    A COMPESA dá um grande passo em direção a uma política de sustentabilidade ambiental. A natureza e a sociedade só tem a agradecer. Parabéns COMPESA!

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Portal Cabo. Portal Cabo said: Compesa inicia produçãos de tijolos ecológicos http://bit.ly/dzOR2E […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: