Alunos da rede pública do Cabo são homenageados por produção de vídeo

Alunos da rede pública do Cabo são

homenageados por produção de vídeo

Exibição do filme que eles mesmo produziram foi contagiada pela emoção de pais e estudantes, na noite desta segunda-feira; alguns já pensam em dar continuidade ao projeto

Da Redação do pe360graus.com

Uma experiência que mudou a vida de alunos de escolas públicas. Muitos deles nunca haviam visitado um cinema na vida. Outros viam a possibilidade de participar de um filme ou documentário como um sonho ainda mais distante. A noite desta segunda-feira (10) foi muito especial para 30 alunos de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, que foram homenageados pelo vídeo que produziram. Alguns já pensam em dar continuidade ao projeto.

Entre eles, está Jeferson Ferreira, de 11 anos. Três horas por dia, ele trabalha como flanelinha num dos acessos à praia de Gaibu, no Cabo. Depois, vai à escola do município, onde cursa a 6º série. No colégio, a ênfase das professoras na produção de textos revelou em Jeferson (foto 1) um talento especial para a escrita.

E foi com uma redação que ele se destacou num processo de seleção para uma oficina de cinema. “Ele foi mostrando o talento através dos projetos, desempenhado bem as propostas. E esse projeto audacioso despertou nele e em outros alunos o desejo pelo vídeo e pelas artes cênicas”, disse a diretora da escola, Cleide Gomes (foto 2).

Em casa, ontem à noite, o adolescente se preparou para uma noite muito especial: a primeira ida ao cinema e logo para assistir a um filme que ele ajudou a fazer. “Sei nem como falar.
Estou muito emocionado”, falou Jeferson. Os irmãos, o padrasto e a mãe estavam curiosos sobre o projeto que usou o vídeo para contar um pouco da história da cidade da cidade. “O estudo é a única coisa que nós podemos dar a ele, e a gente fica feliz quando vê ele fazendo o que gosta”, contou a mãe de Jeferson, Luciana Ferreira de Barros.
Com a mesma expectativa e orgulho, os estudantes e as famílias lotaram o pequeno teatro municipal do Cabo, onde não há salas de cinema. O curta-metragem de oito minutos foi produzido em quatro dias. A turma que participou das filmagens fez o papel de repórter da história nas igrejas e em algumas ruínas do município. “Eu mesma não sabia que o Cabo tinha tantas coisas belas”, comentou Jenifer Ribeiro, 11.

A orientação para o roteiro e as filmagens foi dada pelo cineasta Marcos Carvalho (foto 5), diretor de uma organização não governamental. Ele percorre várias cidades do Brasil com o projeto. “Conseguir passar para essas crianças o que eu queria ter tido quando era uma, vai ficar marcado na história”, disse.

A emoção de Jeferson ficou estampada no sorriso e nos olhos brilhantes. Ele e os colegas que participaram das filmagens têm planos de continuar aprendendo sobre cinema e fotografia. “Depois que eu vi o filme, sei que posso ir mais além. Por isso quero continuar”, falou Maria Eduarda Lima, 11.

Comments
One Response to “Alunos da rede pública do Cabo são homenageados por produção de vídeo”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Portal Cabo. Portal Cabo said: Alunos da rede pública do Cabo são homenageados por produção de vídeo http://bit.ly/aHdlZs […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: