ADOTE UMA ARVORE E VAMOS PLANTAR JUNTOS

PROJETO ADOTE UMA ARVORE

E VAMOS PLANTAR JUNTOS


Hoje o Portal Cabo apresentou a sociedade organizada o “Projeto Adote uma Arvore e Vamos Plantar junto”

Como sempre o Portal Cabo no intuito de dar sua contribuição para a construção da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, apresentou nesta quinta-feira na Escola Modelo de Garapu o Projeto Adote uma Arvore e Vamos Plantar junto.

Nesta reunião estavam presentes:

Portal Cabo o Site da Cidade

Carlos Roberto Domingos de Moura

Secretaria Executiva de Meio Ambiente – SEMA
Berenice Vilanova de Andrade Lima / Rubia de Melo

Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Presidente Gessé Valério

Prof. Fernandes / Claudia Cavalcante / Cesar Paiva.

Secretaria Municipal de Gerências Regionais – SMGR

Raimundo de Sousa Nascimento /Janaina M de Souza Costa Regional 3

Os Movimentos MRRP/ CMP

WellzMann Ney Ramos da Silva

Morada 4 de Garapu/ Morada vila esperança

Eudes Magalhães / Jane da Silva Leite

Associação de moradores da Cidade Garapu

Sergio Campos

Igreja Obreiros de Cristo de Garapu

Constancia Mota

Fórum Ent. Popular do Cabo.

João do Carmo da Silva

ONG. Mangue Ferido

Sandro Florêncio

Professores e entidades escolares

Jose Luis Sobrinho

Escola Modelo de Garapu

O Projeto em si constitui em formalizar a plantação de 5100 arvores em apenas 1 minuto nas comunidades de Garapu, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, vila Social, Vila Roca, e entre outras que vier ou querer participar do Projeto.

Fundamentos:

Árvore bem cuidada hoje significa mais conforto para todos amanhã.

Para ajudar a amenizar os dramáticos efeitos do aquecimento global por meio da produção de mais oxigênio e da absorção do gás carbônico;
– Para melhorar a qualidade de vida, colaborando para despoluir os ares das cidades e reduzir a temperatura média;
– Para divulgar o valor das árvores, o que é uma forma de criar consciência ecológica e responsabilidade através da educação;
– Pelo resgate do conhecimento ancestral que vê as árvores como um elemento de equilíbrio e bem-estar à humanidade;
– Para compensar o desmatamento e a extinção de espécies, gerando espaço para a formação de novas vidas;

Formando Conscientização e educação ambiental

As ‘faxineiras do ar’

Recentemente, pesquisadores do Instituto de Botânica de São Paulo descobriram que certas árvores brasileiras têm o dom especial de retirar da atmosfera grandes quantidades do CO2, um dos maiores vilões do aquecimento global. “Espécies como o jatobá e o guapuruvú têm a capacidade de dobrar a assimilação de CO2 à medida que ele vai aumentando. Essas ‘faxineiras do ar’ fazem mais fotossíntese, transformando o famigerado gás carbônico em alimento para seu próprio sustento, além de estocá-lo em seus troncos, na forma de celulose de madeira”, afirma Marcos Buckeridge, professor de botânica da USP e principal responsável pela pesquisa.

Mas fazer essa supertransformação nos ares é apenas uma das missões das árvores. Outra, não menos importante, é a emissão de vapor d’água. “Uma única árvore tem a capacidade de borrifar o seu entorno com cerca de 500 litros de água por dia o que torna o ar e os ambientes muito mais frescos e agradáveis. Tanto que um local arborizado chega a ter uma diferença de 10o. C a menos do que a temperatura medida em locais sem árvores”, diz Marcos. Para quem se dedica aos estudos científicos sobre o comportamento das plantas, numa época de aquecimento global essa constatação pode fazer toda a diferença. “Não podemos abandonar as árvores adultas ou recém-plantadas. Adubar, dar água e atenção é essencial. Quanto mais cuidarmos, mais rápido e mais eficiente será o seqüestro de carbono”. Segundo o botânico e pesquisador, árvore bem cuidada hoje significa mais conforto para todos amanhã.

A lista das heroínas:
Jatobá (Hymenaea courbaril)
Jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra)
Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha)
Guapuruvú (Schizolobium parahyba)
Feijão-do-mato (Sesbania virgata)

Da praticidade do Projeto (Adote uma arvore)

Por ser um projeto ambiental ele por si só já é pratico como a própria natureza em si.

Quem planta cuida e quem cuida gera algo de bom

E baseando neste principio podemos fomentar a plantação de 5.100 arvores em apenas (UM Minuto) meta que será recorde para entrar para o livro dos Recordes.

(Data do Evento: Dia do meio ambiente) 05 de junho de 2010.

Visando para alcançar tal meta poderemos aglutinar esforços juntos a escolas, associações de bairros e associações de moradores etc.

Foi formada uma comissão para a implantação do Projeto em si onde foram discutido os temas abaixo:

Local inicial 1: Cidade Garapu devido ao local ter recentemente o anel viário feito pela prefeitura, tendo assim um grande índice de calor gerado pela pavimentação asfaltica das ruas e por ser uma área plana e uniforme visando assim o bom andamento do projeto em si.

Local inicial 2: Vila social e vila roca, local também de recente obras viárias a beira dos canais e também por haver uma grande concentração de área pavimentada e por ser também uma área antiga do Cabo devendo ser revitalizada com novos plantios de arvores.

Obs.: O evento também poderá ser estendido para outras comunidades que quiseram participar de tal projeto.

Dos incentivos:

A metodologia de plantio de arvore poderá trazer um grande debate na questão ecológica ao qual o município fará parte deste contexto visando o futuro do planeta como responsabilidade de todos

Já esta mesma metodologia, poderá ser fomentada nas escolas de nosso município, dando aos alunos o ensejo educacional na questão ambiental, tratando de formar, consciência ecológica em nossos alunos.

Ao morador, que adotasse uma arvore o mesmo poderia ter incentivo de desconto em seu IPTU na casa de 2% por residência e não arvore plantada sendo que o mesmo terá que comprovar através de foto que a mesma estará bem cuidada em frente ao seu imóvel a mesma foto terá que ter a etiqueta de identificação dada pela prefeitura no local, assim visando o bom andamento e cuidado da mesma. Obs. (este incentivo tem de ser feito por projeto de lei via prefeitura para que não aja apadrinhamentos).

Incentivo ecológico a todos: É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação isto devera ser feito em rádios locais e jornais e sites locais dando assim o grande destaque que o projeto poderá proporcionar a todos.

Da viabilidade do Projeto:

Custo altamente baixo para a grande importância que é o plantio desta magnitude.

Do plantio 1: ficara a cargo da secretaria de obras ou infraestrutura, cavar os devidos buracos na frente das residências, bem como nas calçadas, isto tudo devera ser feito dois dias antes do evento.

Do Plantio 2: Para um plantio ideal, o tamanho do buraco deve ser de 60 x 60 x 60 cm. No caso de um plantio em larga escala esse tamanho pode ser reduzido para 40 x 40 x 40 cm, nunca menos

Nutrição e plantio:
Na abertura do berço, separar de um lado a terra de superfície e do outro a do subsolo. À terra de superfície, misture, uniformemente, 30 a 40 litros de esterco de curral curtido ou composto orgânico; ½ kg de farinha de ossos ou de supersimples (ricos em fósforo, mineral indispensável para um sadio desenvolvimento); ½ kg de calcáreo dolomítico (cálcio e magnésio para a arvorezinha crescer forte). Com exceção do esterco ou do composto, os outros adubos podem ser encontrados em lojas de produtos agrícolas.

Das mudas: Preferível plantar árvores nativas da nossa região. Agindo assim, você estará também fortalecendo o ecossistema local: desde o solo até os animais, incluindo as próprias árvores existentes.

Onde adquirir: Na sementeira da reserva do Paiva, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, que saem as mudas para os parques, as praças, as escolas e para boa parcela de nossas ruas e avenidas. Há ainda uma sementeira em Dois Irmãos, em área da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e outra no Jardim Botânico, no Curado.

Na data do evento em si

Poderá ser feita uma grande programação, com palestra e eventos educativos sobre o assunto, com convite aberto aos ambientalistas palestrantes bem como convocar Deputados e autoridades que estejam engajados nas questões ambientais.

Do plantio terá que ser feito em um único momento através de tiros de rojão para a população saiba que esta na hora do plantio.

O Primeiro passo já foi dado, verifiquei que a, um grande compromisso de todos os participantes e nesta segunda Feira, as 9 horas estaremos reunindo, com esta comissão, para tratarmos da metodologia do projeto em si.

Caso queira ver todo o Projeto em si

Comments
10 Responses to “ADOTE UMA ARVORE E VAMOS PLANTAR JUNTOS”
  1. Biro de Pirapama disse:

    O Portal Cabo mais uma vez sai na frente mostrando de forma competente um novo dialogo na Cidade justamente na questão ambiental
    Achei interessante a metodologia aplicada e espero que todos os participantes colaborem de forma a dar força a este grande evento
    Sei Moura que o modelo pode ser o Primeiro no Cabo e pode vir a ser um dos primeiros no estado de Pernambuco.
    Boa sorte amigo

  2. Jane de Almeida disse:

    Jane Almeida
    Achei muito interessante e louvável a iniciativa deste evento ecológico aqui no Cabo onde o meio ambiente merece mais respeito de todos e fico muito feliz em poder contribuir com vocês estarei também plantando minha arvore na frente de minha casa espero que esta comissão possa contemplar o povo da Vila contra Mucambo

  3. JANETE DANTAS disse:

    Janete Dantas
    No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos.
    A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
    A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
    O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
    Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
    Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
    Portanto quero agradecer ao Moura pelo Grande Projeto para o nosso Município e espero que isso seja o ponta pé inicial na educação ambiental de nosso filho pois o local foi bem escolhido em uma escola onde nosso filhos poderá participar ativamente deste grande Projeto

  4. A.Monteiro disse:

    Veja o quanto este projeto pode contribuir para seu Municipio

    As árvores e as florestas:

    – LIBERAM oxigênio para a atmosfera e absorvem o seu carbono (ambas funções essenciais para a regulação de clima no Planeta, e que têm sido rapidamente degradadas pela atividade humana);

    – FOTOSSINTETIZAM energia luminosa do sol, transformando-a em matéria viva verde, a qual compõe a base das cadeias alimentares planetárias;

    – LIBERAM núcleos de condensação no ar, que são necessários para a formação de nuvens de chuva, e subseqüentemente a precipitação destas;

    – PROVÊEM áreas de superfícies ideais para a condensação de água, que por sua vez recarrega os lençóis freáticos, em muitos casos mais do que as chuvas;

    – AJUDAM a manter, regular e estabilizar o clima tanto local, como regional e globalmente;

    – PROTEGEM o solo e lençóis d’água da erosão pelo vento, pelas águas e pelo sol, enquanto mantém a quantidade e a qualidade de água pelo aumento da recarga dos aqüíferos e lenta liberação desta para os rios;

    – ESTABILIZA riachos e rios, além de preservar as linhas costeiras;

    – PRODUZ grandes quantidade de matéria orgânica, a qual é a base da fertilidade do solo; fixa o nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis por outras plantas;

    – CONDICIONA e segura o solo enquanto extrai nutrientes menos acessíveis dos solos mais profundos e os disponibiliza na superfície;

    – FORNECE alimento, cobertura, habitat e inúmeros materiais de construção para inúmeroas espécies, a nossa entre elas;

    – PRODUZ uma incrível série de itens que se pode colher e atribuir valor econômico, como frutas, castanhas, sementes, resinas, pigmentos, fibras, remédios, madeiras, etc;

    Estou solidario com esta iniciativa do Portal Cabo e da Camara de Vereadores e demais forças Politicas do Cabo
    Todos estão de Parabens

  5. arvoresbrasil.com.br disse:

    Estamos tambem solidarios com este Projeto e a todos boa empreitada verde

    Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma,
    mas várias árvores, e ajudar a natureza!

    Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.

    Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.

    Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.

    A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:
    Em rios

    A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
    Para o Solo

    A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
    Para os animais

    A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.
    Para os lençóis freáticos

    Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.

    A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.

    Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.

    Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).

    Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores
    espere para saber mais…

    Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !
    Madeira

    Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madereiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?
    Papel

    Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !
    Oxigênio

    Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !
    Frutas

    Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.
    Fauna

    Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.

    Fonte: http://www.arvoresbrasil.com.br

  6. neide da vila claudete disse:

    Esta historia de “Vamos plantar junto” adorei, mais uma vez o Portal Cabo cola em foco uma questão tão importante para o nosso Município
    Moura peço mil desculpa por não ter ido à apresentação do Projeto, saiba que pode contar com todos aqui da Vila Claudete

  7. Miranda disse:

    Moura sei que esta correto nesta sua empreitada mas gostaria de também contribuir com uma dica para o Projeto em si, poderíamos convidar também varias empresas cabenses para aderir o Adote uma Arvore onde estes empresário poderia também fomentar esta idéia em seus estabelecimentos você deveria chamar a ACEC do Cabo para estar Junto nesta empreitada Verde

  8. Bruno Albuquerque disse:

    Fico muito feliz por saber destes avanços na mente da população cabense!

    Estou muito preucupado com a sitação Ecológica do Cabo, pricipalmente do meu bairro – Vila Social – que em um recente projeto da prefeitura, e ainda incabado, foi desmatada uma parcela das árvores da margem do canal. O fato, causou um grande desapontamento de muitos moradores, dos quais muitos são amantes das velhas árvores da Vila, e o Projeto Adote uma Árvore e Vamos Plantar Juntos me acalmou.
    Falo em nome de alguns muitos moradores da Vila, que desejam um bairro o mais ecologicamente correto possivel, e que anseiam pelas belezas da Natureza nas ruas e nas praças(principalmente) do bairro, e de toda a cidade.

    Parabéns! E que possamos nos unir em propósito da melhoria da nossa Cidade tão gloriosa e cheia de História.

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] PROJETO ADOTE UMA ARVORE E VAMOS PLANTAR JUNTOS- Plantio de mudas 5.100 mudas 4 de junho Locais: Garapu / Vila Roca / Vila Claudete Horário: 9h […]

  2. […] todo o Projeto Adote uma Arvore e Vamos Plantar Junto ENVIE ISTO PARA SEU AMIGO No […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: