Pescadores pedem a Suape indenização por prejuízo causado pelo corte de mangue

Pescadores pedem a Suape indenização por

prejuízo causado pelo corte de mangue

Ação civil pública
Fonte:Blog Ciência e Meio Ambiente

Pescadores deram entrada na tarde desta quarta com representação (veja abaixo) no Ministério Público de Pernambuco contra o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife. Eles pedem que o MPPE impetre ação civil pública exigindo indenização por prejuízos causados à pesca pelo desmatamento do mangue e as atividades portuárias. O valor: oito salários mínimos para cada família.

Segundo estimativas das associações e colônias de pesca do Estado, o total de pessoas empregadas direta ou indiretamente na pesca em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, municípios onde está localizado o complexo, ultrapassa 30 mil. Pescadores, segundo as entidades, são 6.200. A área de mangue suprimida em Suape, informam, é de aproximadamente 900 hectares.

Assinam a representação a Associação dos Moradores e Pescadores das Áreas de Mangue do Município de Ipojuca e a Colônia de Pescadores Z-12. O presidente da associação, Geraldo Hilário da Silva, diz que o pescado tem diminuído consideravelmente nos últimos 15 anos em função das operações portuárias. “A própria construção do molhe já mudou tudo. A água doce continua descendo nos rios, mas só com as marés muito altas a água do mar consegue entrar no estuário. Sem a mistura das duas, morrem os peixes e morre o mangue que restou”, diz.

A representação foi entregue à Coordenadoria de Apoio às Promotorias (Caop) de Meio Ambiente. O coordenador, André Silvani, adianta que encaminhará o documento ao promotor de meio ambiente de Ipojuca, Salomão Abdu Aziz Filho. “Faremos uma reunião nos próximos dias para discutir o assunto. Acho factível, sim, uma ação civil pública”, diz.

A assessoria de imprensa de Suape informa que o diretor de Meio Ambiente da estatal, Ricardo Padilha, não pode falar sobre o assunto porque, no momento, está em reunião.

Acp pesca

View more documents from vfalcao.
Anúncios
Comments
2 Responses to “Pescadores pedem a Suape indenização por prejuízo causado pelo corte de mangue”
  1. Apenas loucos são contra o progresso mais que adiantará se em futuro muito próximo estivermos com os bolso cheios de dinheiro sem ter como comprar água e alimentos, respirando veneno.
    Que ninguém se iluda esta dedicação toda dos governos em promover o “progresso” é porque a cada novo empreendimento suas contas bancárias muitas vezes e na maioria em paraísos fiscais aumenta.
    Quando isso aqui estiver como uma flial do inferno eles juntam o que puderem parte para algum lugar que tenha respeitado a natureza e o meio ambiente para criar seus filhos e netos num lugar saudável, quem ficou, que se dane.

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Portal Cabo. Portal Cabo said: Pescadores pedem a Suape indenização por prejuízo causado pelo corte de mangue http://bit.ly/auDNaQ […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: