Estudantes do município participam de aula expositiva sobre Joaquim Nabuco no Engenho Massangana

Estudantes do município participam de aula

expositiva sobre Joaquim Nabuco no Engenho Massangana

Alunos da 5ª série da Escola Modelo de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (26/05), de conhecer de perto a temática pedagógica escolhida para ser trabalhada durante todo o ano de 2010 nas escolas municipais, o “Centenário de morte de Joaquim Nabuco”. Levados pela Secretaria de Educação, os alunos visitaram o espaço que serviu de inspiração ao abolicionista Joaquim Nabuco para o combate à escravidão, acompanhados por professores e pela equipe de educação patrimonial do próprio Engenho Massangana, lugar onde o reformador social pernambucano viveu até os 8 anos, cercado de escravos.

Passando pela exposição de imagens sobre o abolicionista e pela Capela de São Mateus, onde Joaquim Nabuco foi batizado, os estudantes puderam descobrir diversos fatos da vida dele, conhecendo até peculiaridades advindas de recentes pesquisas arqueológicas que estão em andamento no local. Na ocasião, os participantes puderam receber informações sobre momentos históricos, discutir temas como o sentimento libertário e a produção literária, com a oportunidade de tirar dúvidas e fazer contextualizações com o momento atual da história. “Visita de extrema relevância pela importância que Joaquim Nabuco teve para o Estado e para o País”, justificou a secretária de Educação, Gildineide Fialho.

Além de servir de portal vivo para a realidade, a visita teve ainda a finalidade de incentivar as crianças no mundo da leitura e da pesquisa, como sugeriu o administrador do Engenho, o historiador Walter Portela, durante explanação sobre a vida de Nabuco. Proposta pedagógica essa que já começou a funcionar com a estudante Hannah Letícia, 10, que vai começar a ler mais a partir da visita. “Foi muito bom vir aqui, por ser um reconhecimento do passado, aprendemos mais sobre o abolicionista. E eu vou seguir o exemplo dele, sendo uma pessoa de bom caráter”, revelou Hannah, animada com o novo mundo que se abre a cada conhecimento adquirido.

De acordo com o administrador Walter Portela, o Engenho Massangana foi reaberto à visitação pública desde 27 de abril deste ano e os interessados em conhecê-lo podem se dirigir ao local sempre de segunda à sexta-feira, entre 8h e 12h, ou das 14h às 16h30. Já as escolas, e outras visitas em grupo, devem marcar através do telefone 3527-4025. Somente em novembro a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), responsável pelo espaço, vai disponibilizar a visitação completa do local, incluindo os espaços que estão em restauração, como a Casa Grande.

Texto e Fotos: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: