1ª Companhia da PM ganha novas instalações na Charnequinha

1ª Companhia da PM ganha novas

instalações na Charnequinha

O Cabo de Santo Agostinho ganhou nesta sexta-feira (28/05) uma nova sede da 1ª Companhia da Polícia Militar de Pernambuco. A unidade militar fica localizada na Rua 39, s/n, na comunidade da Charnequinha. A inauguração foi prestigiada pelo vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, que ressaltou a importância dessa companhia no combate à violência no município.

“É fundamental para o nosso município uma melhor segurança, visando à melhoria da qualidade de vida da população cabense”, explicou o vice. Segundo ele, a Charnequinha está numa fase de urbanização. “Este ano, já foram entregues à comunidade 46 casas, um Centro Comunitário, além da pavimentação e drenagem de ruas realizadas no local. Também estamos construindo um posto de saúde e mais 70 casas”, lembrou.

Segundo o secretário de Defesa Social do Cabo, Luiz Lima, esta instalação visa conter a violência. “É importante que a população procure interagir com a polícia, acionando-a sempre que um conflito vier à tona. Este é o papel do governo do Estado, e a prefeitura está inserida no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, afirmou o secretário.

A 1ª Companhia é composta pelos bairros do Centro do Cabo, Destilaria, Cidade Garapu, Rosário, Cohab, São Francisco, Pirapama, Charneca, Charnequinha, Jussaral, Praias do Paiva, de Itapoama, Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibu, Calhetas, Suape e zona rural. O policiamento ostensivo é realizado por 149 policiais a pé e motorizados e por 15 viaturas, dentre carros, motos e bicicletas.

No primeiro quadrimestre desse ano, em relação a 2009, houve uma redução de 20% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e 7% dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no município do Cabo. Isso mostra o desempenho da gestão atual ao combate à violência. “Essa é mais uma ação de centralização do policiamento para uma maior aproximação com a comunidade, visando à segurança através do Pacto pela Vida”, destacou o Coronel Romero Ribeiro, comandante do policiamento metropolitano.

A população, por sua vez, mostrou-se bastante satisfeita com esta ação. “É gratificante para nós moradores, essa é uma obra muito importante para a nossa comunidade. Eu acredito que vidas serão preservadas. Isso tudo é fruto da nossa luta. É uma vitória que aconteceu”, disse a presidente da Associação da Vila União Charnequinha, Ana Maria Laurentina. Para a dona de casa Maria Helena, 42 anos, moradora há nove anos da rua 39, “a segurança irá melhorar muito na localidade”.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário de defesa Social do Estado, Wilson Damázio, o secretário de Orçamento Participativo, Luíz Pereira, o chefe do Gabinete do Prefeito, José Sebastião Melo, o vereador José Rafael e várias outras autoridades militares e civis.

Texto: Jessica Benevides – Estagiária da Secom/ Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Comments
One Response to “1ª Companhia da PM ganha novas instalações na Charnequinha”
Trackbacks
Check out what others are saying...


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: