POLICIA CIVIL FAZ BUSCA E APREENSÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE IPOJUCA

Câmara de Ipojuca é alvo de investigação

Ministério Público apura suposto pagamento indevido de verba de gabinete aos dez vereadores
POR: Cláudia Eloi
ana.eloi@dpnet.com.br

Com o aval da Justiça, o Ministério Público estadual fez ontem uma busca e apreensão nos computadores e documentos da Câmara de Vereadores de Ipojuca. A operação teve como objetivo averiguar supostas irregularidades no pagamento da verba de gabinete dos dez vereadores do município.


Promotor Salomão Abdo quer saber como os recursos públicos estão sendo gastos pelos parlamentares. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press – 29/10/09

Segundo o promotor responsável pelo caso, Salomão Abdo, a Câmara se negou, por mais de cinco vezes, em disponibilizar a prestação de contas dos parlamentares referente à verba indenizatória dos anos de 2007, 2008 e fevereiro de 2009. A operação contou com o apoio da Polícia Civil e de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o promotor, um inquérito civil foi aberto desde o ano passado para apurar o caso. “É preciso saber para onde o dinheiro público está indo e como estão sendo gastos esses recursos. Estamos averiguando também se há notas frias. Como a Câmara de Ipojuca se negou por diversas vezes em disponibilizar a prestação de contas da verba de gabinete nos restou como alternativa conseguir do Tribunal de Justiça um mandado de busca e apreensão”, explicou Salomão.

Parela à denúncia da ausência de prestação de contas da verba de gabinete, o representante do Ministério Público informou que a Câmara de Ipojuca cometeu outra irregularidade. Segundo a promotoria, a contabilidade do Poder Legislativo não estava sendo feita por um contador da Casa, como manda a lei, mas por um escritório privado de contabilidade, dirigido pelo contador Joviano Cavalcanti, conhecido por Didi. Segundo o promotor, se as denúncias forem comprovadas, os culpados podem responder por ato de improbidade administrativa e os parlamentares ficarem inelegíveis por até oito anos.

Defesa – O procurador geral da Câmara de Ipojuca, Alexandre Melo, rebateu as acusações do Ministério Público, assegurando que todas as prestações de contas dos parlamentares foram devidamente enviadas ao TCE. “De 2009 para cá não existe mais verba indenizatória. Além disso, apresentamos anualmente todas as prestação de contas dosdocumentos ao TCE, que é o órgão fiscalizador”, afirmou.

Na visão do procurador, o Ministério Público promoveu um constrangimento desnecessário ao Poder Legislativo municipal. “Num dos ofícios que nos foi encaminhado, explicamos à promotoria que toda a documentação solicitada tinha sido encaminhada e estava disponível no TCE”, afirmou. Sobre a segunda denúncia, o promotor disse que o suposto contador contratado pela Câmara trata-se na realidade de um funcionário da Casa, que faz parte da área contábil da Câmara. “As atividades do escritório particular dele (Didi) não têm nada a ver com a trabalho dele como servidor da Casa. Não existe serviço de contabilidade do escritório de Didi na Câmara de Ipojuca”, garantiu.

Anúncios
Comments
3 Responses to “POLICIA CIVIL FAZ BUSCA E APREENSÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE IPOJUCA”
  1. VALDIR SOARES disse:

    A DEFESA, PARA NÃO PAIRAR DÚVIDA, NÃO SE OPÔS QUE O JULGAMENTO FOSSE EM IPOJUCA. EM QUALQUER LUGAR, DESDE QUE SE OBEDEÇA AS REGRAS DO DIREITO E DA JUSTIÇA, OS ACUSADOS SERÃO ABSOLVIDOS. O QUE SE QUER NÃO É PUNIR OU ABSOLVER OS TIDOS COMO SUSPEITOS, MAS DEIXAR O BÁRBARO CRIME IPUNE, COMO SALIENTOU O PROMOTOR MIGUEL SALES.

  2. VALDIR SOARES disse:

    SE INVESTIGADO PRA VALER, PRECISA-SE DE MUITA POLÍCIA PARA AFASTAR A CORRUPÇÃO QUE HÁ EM IPOJUCA. DESDE OS TEMPOS DE CARLOS SANTANA. CADA VEZ MAIS FACATRUAS, NUNCA SE ROUBOU TANTO EM TÃO POUCO TEMPO. A PORCA DE TÃO GORDA JÁ NÃO ANDA. CRESCE A BARRIGA E OS BOLSOS, ENQUANTO OS FILHOS ANDA DE CIDADE EM CIDADE A COMPRA DE VOTO, TODOS BLINADOS PELOS QUE SÃO BENEFICIADOS.

  3. pell grant disse:

    Great site. A lot of useful information here. I’m sending it to some friends!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: