PROMINP

Tire Suas Duvidas Aqui Sobre o Prominp


O que é o Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp?

O Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp é um grande projeto de qualificação profissional que visa capacitar, gratuitamente, milhares de profissionais em 175 categorias profissionais consideradas críticas para o setor de petróleo e gás, ou seja, categorias com disponibilidade de mão-de-obra bem inferior à demanda do setor.

O Plano Nacional de Qualificação pretende treinar, até o final de 2009, cerca de 112 mil profissionais nos níveis básico, médio, técnico e superior, em 17 Estados do Brasil onde deverão ocorrer os projetos de investimentos planejados para o setor de petróleo e gás.

O Plano de Qualificação Profissional do Prominp é uma ação de grande envergadura e complexidade de gestão, pois estão previstos cerca de 900 cursos diferentes e 6.400 turmas, envolvendo aproximadamente 80 instituições de ensino, nos vários níveis. Para tal, o plano está organizado de forma a contemplar entidades de diferentes características, com papéis diversos, que vão abranger as várias etapas da cadeia de educação profissional, com a premissa de assegurar a homogeneidade e o padrão de qualidade de todo o processo de qualificação.

Como o Plano de Qualificação é implementado?

O Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp será implementado em 4 ciclos semestrais, sendo que para cada ciclo haverá um processo seletivo público para identificar os candidatos que participarão dos cursos no semestre subseqüente.

Quando acontece o Processo Seletivo Público?

Aproximadamente de seis em seis meses o Prominp promove um processo seletivo público em diferentes localidades do país, conforme a demanda dos empreendimentos do setor de petróleo e gás. Todas as datas e informações referentes à seleção pública, tais como a relação de todos os cursos oferecidos naquele ciclo, o local onde o curso será realizado (cidade e estado), o número de vagas por curso e por localidade, bem como os pré-requisitos mínimos para o candidato poder realizar o curso são divulgadas no Edital Seletivo Público, que é publicado no Diário Oficial da União.
A entidade responsável pelo Processo Seletivo dos cursos do Prominp é a Cesgranrio (http://www.cesgranrio.com.br).

Quem pode participar do Processo Seletivo?

Para participar do processo seletivo público dos cursos do Prominp é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e preencher os pré-requisitos relacionados à escolaridade e experiência profissional, que variam de curso para curso. Os pré-requisitos são especificados no Edital Seletivo Público.

Como se inscrever para os cursos do Prominp?

As inscrições para os cursos do Prominp podem ser feitas diretamente no Portal de Qualificação Profissional do Prominp (http://www.prominp.com.br) ou em agências dos correios. Após a confirmação e o pagamento da inscrição, o candidato realizará uma prova de seleção na cidade onde o curso desejado será oferecido.

Como tenho acesso ao Edital Seletivo Público?

O Edital Seletivo Público é divulgado no site do Prominp (www.prominp.com.br) e também no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição responsável pelo processo de seleção. Para cada ciclo de cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp haverá um Edital correspondente.

Quais os estados e regiões onde acontecerão os cursos gratuitos do Prominp?

Os estados e regiões contemplados nos quatro ciclos são: Alagoas (Maceió); Amazonas (Coari e Manaus); Bahia (Salvador); Ceará (Fortaleza); Espírito Santo (Vitória e Linhares); Mato Grosso do Sul (Três Lagoas); Minas Gerais (Belo Horizonte); Paraíba (João Pessoa); Paraná (Curitiba); Pernambuco (Recife); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Rio Grande do Norte (Mossoró); Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Rio Grande); Rondônia (Porto Velho), Santa Catarina (Itajaí), São Paulo (Paulínia, Santos, São José dos Campos e região metropolitana de São Paulo), e Sergipe (Aracaju).

Relação geral de cursos do Prominp

Programação de Início de Cursos do 1º e 2º Ciclos – NOVO!

Candidatos aprovados no 4º ciclo devem aguardar convocação para os cursos

Os 17.389 candidatos aprovados no processo seletivo público do 4º Ciclo de Qualificação Profissional do Prominp – realizado entre novembro de 2008 e fevereiro deste ano em 11 estados brasileiros – devem continuar aguardando a carta de convocação de matrícula que será enviada pelas instituições de ensino responsáveis pelos cursos. É importante esclarecer que nem todas as turmas terão início em março. Isso porque os cronogramas dos cursos são determinados de acordo com os períodos previstos de demanda de mão-de-obra dos empreendimentos em cada estado, de forma que se consiga sincronizar a disponibilidade de oferta de profissionais qualificados e o início da fase de contratações. Manter os dados cadastrais atualizados no Portal de Qualificação do Prominp é importante para garantir a chegada do aviso de convocação à residência dos candidatos dentro do prazo estabelecido para matrícula.

Manter os dados cadastrais atualizados no

Portal de Qualificação do Prominp

Esperamos ter ajudado

Anúncios
Comments
15 Responses to “PROMINP”
  1. filipe disse:

    fiz a prova para o 4° ciclo, passei mais nao me matriculei ainda pois fui informado la no senai mesmo que nao havia material didatico para todos apenas para 2 turmas minha colocacao é 372°aria de saber qual vai ser minha situacao

  2. Liliane Peixoto disse:

    Olá!!!!
    Para quem foi aprovado para o nível básico II, especificamente para o curso de Jatista, Cabo ou Recife, deverá ficar aguardando a convocação até quando??? qual a entidade de ensino responsável pela matrícula??? qual o e-mail ou telefone desta entidade para se ter algum respaldo em relação a matricula????, Lembrando que o concurso foi realizado no dia A aprovação e a classificação no presente processo seletivo público geram, para o candidato, apenas a expectativa de
    direito à participação no curso de sua opção, e em hipótese alguma haverá a garantia de emprego após o término do curso.

    Olá!!!!
    Para quem foi aprovado para o nível básico II, especificamente para o curso de Jatista, Cabo ou Recife, deverá ficar aguardando a convocação até quando??? Qual a entidade de ensino responsável pela matrícula??? Qual o e-mail ou telefone desta entidade para se ter algum respaldo em relação a matricula????, Lembrando que o concurso foi realizado no dia18/01/2009 e tem validade de seis meses, por isso tenho pressa em relação a essas informações, grata.

  3. Liliane Peixoto disse:

    Olá!!!!
    Para quem foi aprovado para o nível básico II, especificamente para o curso de Jatista, Cabo ou Recife, deverá ficar aguardando a convocação até quando??? Qual a entidade de ensino responsável pela matrícula??? Qual o e-mail ou telefone desta entidade para se ter algum respaldo em relação a matricula????, Lembrando que o concurso foi realizado no dia18/01/2009 e tem validade de seis meses, por isso tenho pressa em relação a essas informações, grata.

  4. jadson fernandes disse:

    BOA NOITE!

    Fui aprovado no curso de caldeirero,se fosse possivel gostaria de saber se tem alguma data limte para chamarem os aprovados, se alguem tivesse esta informação ficaria muito grato.Isto porque estou trab e sei que o curso tem uma carga integral sendo assim teria q não esta trab.tenho o grande desejo de me qualificar .

    JADSON.WILMA@HOTMAIL.COM

  5. josenildo cesario da silva disse:

    fui aprovado no 4º ciclo para soldador de tubulação , na posição 415º e não fui chamado ainda, quando serei chamado para a inscrição para fazer o curso. f. 88998673

  6. joana Darc disse:

    GOSTARIA QUE ALGUEM CUIDASSE DA NOSSA CIDADE, ESTA UMA BAGUNÇA, NAO TEMOS NINGUEM QUE FAÇA NADA TODO MUNDO TA REVOLTADO POR TER ELEGIDO O TAL DO LULA, O CABARE ESTA DE MAL A PIOR O TRAFICO E MORTES CRESCE ASSUSTADORAMENTE, SOCOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  7. Irving disse:

    Fiz o curso PETROLEO E GÁS (duração de 3 anos) no Rio de Janeiro, onde morava. Estou morando, atualmente, aqui no Cabo. Como faço para consegui um encaminhamento para trabalhar na área.

  8. Anderson Mota disse:

    Enviei o meu currículo anexado pelos e-mails das duas agências do trabalho no cabo (moura@portalcabo.com.br e selecao@econsultre.com.br), mesmo assim preciso fazer o meu cadastro pessoalmente nas próprias agências?

  9. lourival disse:

    quando vai sair o retroativo da bolsa no curso caldereiro turma 29

  10. cdsilva disse:

    o cabo ta uma merda so precisao fazer alguma coisa por nos moradores do que so enfeita ruas cade as melhoria no emprego

  11. nefertti selva disse:

    sim ajudou ,obrigada.

  12. andre alvim disse:

    passei no promimp em 712 a classificação, um colega meu de classificação 618 já foi chamado e fez o curso de soldagem e não me deram noticia. já mandei e-mail pedindo que explica-se como anda as pessoas que passaram e qual numero de pessoas do curso de soldagem j´a chamaram

Trackbacks
Check out what others are saying...


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: